Evento começa nesta quarta com apresentação do Toré, ritual feito com os povos originários.
A XXI Semana dos Povos Indígenas será aberta, nesta quarta-feira (17), às 8h30, no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, na Praça da Bandeira, com a apresentação do ritual Toré, uma dança realizada por integrantes das comunidades indígenas que estarão presentes ao evento que segue até sexta-feira, dia 19, quando se comemora, no Brasil, o Dia dos Povos Indígenas.
Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, o Toré é um ritual, uma dança em círculo, em que os indígenas costumam fazer em qualquer cerimônia, sejam de alegria ou os mais solenes.
Realizado pela Secretaria da Cultura e apoio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e Superintendência de Igualdade e Povos Originários (Suirpo), o evento terá a participação da Cacica Delzenir Pereira (Gueguê-Uruçuí), do Cacique Henrique Manoel (Tabajara Tapuio – Lagoa de São Francisco) e Cícero Dias (Liderança indígena Tabajara Piripéri).
“O primeiro dia será o auge da programação, teremos participação de alunos das redes pública e privada e vamos exibir vídeos com mensagens do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias”, explica Dora, citando que o secretário de Estado da Cultura, Carlos Adalberto Anchieta, também fará homenagens aos povos indígenas. “Teremos um momento de integração dos representantes indígenas com os estudantes”, disse Dora.
De acordo com a diretora, há 21 anos esse evento é realizado no Museu do Piauí. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento das comunidades indígenas para que alcancem suas demandas e isso vem ocorrendo com êxito, sobretudo, na questão de suas terras”, explica, enfatizando que há políticas públicas voltadas para os povos originários, como a criação de ministério.