O secretário destacou a relevância da inserção da disciplina de IA na matriz curricular do 9º ano do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio em 2024.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, avaliou que o Piauí possui o maior projeto de inteligência artificial (IA) na educação básica globalmente. A fala do gestor ocorreu durante a abertura do evento InovaEduBr Summit 2024, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Com um impacto direto em mais de 120 mil professores e estudantes, Washington Bandeira destacou a relevância da inserção da disciplina de IA na matriz curricular do 9º ano do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio em 2024.
Segundo o gestor, a educação é um dos pilares para a transformação digital que o Piauí está vivenciando. “A tecnologia da informação é uma prioridade em nosso Plano de Governo e está presente nas Diretrizes de Desenvolvimento a Longo Prazo do Estado do Piauí, apresentado pelo governador Rafael Fonteles. Nesse sentido, a educação desempenha um papel fundamental como indutora desse processo. Precisamos capacitar nossos jovens, especialmente os mais vulneráveis, para que se sintam preparados para as oportunidades que estão surgindo tanto de forma local quanto global”, destacou Washington Bandeira.
A inclusão da disciplina de inteligência artificial em todas as escolas públicas do Estado é um marco inédito no Brasil. A ação conta com a parceria do Google e de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
“É o maior projeto do mundo de IA na educação básica porque temos o suporte de um grupo de pesquisadores liderado pela professora da UFRGS, Rosa Viccari, que é coordenadora da Cátedra Unesco em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação. Além disso, temos a parceria com a plataforma do Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e temos o maior número de estudantes e professores impactados”, explicou Bandeira.
Outro ponto destacado pelo secretário da Educação do Piauí foi a implementação de novos cursos técnicos voltados para a área de tecnologia da informação, como Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Marketing Digital e Programação de Jogos. Mais de 18 mil alunos estão matriculados em mais de 350 escolas, em um processo que visa à universalização da modalidade de tempo integral com a oferta de educação profissional, técnica e tecnológica até 2025.
Estamos vivendo um movimento no Piauí para formar e capacitar nossos jovens da rede pública em grandes profissionais da área de tecnologia da informação”, ressaltou Bandeira, evidenciando o compromisso do Estado em oferecer uma educação de qualidade alinhada com as demandas do século XXI.
O InovaEduBr Summit 2024 é um evento que reúne as melhores práticas e experiências sobre o futuro da educação no Brasil por meio da inovação e da tecnologia. Foram selecionadas 82 cases de 11 estados brasileiros, evidenciando a importância e a vanguarda das iniciativas piauienses nesse cenário.
Nesta quarta-feira (17), o professor da rede pública estadual, Eduardo Silva Mineiro, de Castelo do Piauí, vai participar da Sessão de Cases – Educação Básica, das 10h30 às 12h, dentro do InovaEduBr Summit 2024.
Ele foi selecionado para participar do painel devido ao trabalho desenvolvido na Unidade Escolar Francisco Sales Martins. Neste trabalho, Eduardo utilizou ferramentas online para auxiliar os alunos no aprendizado de inteligência artificial – especificamente na aplicabilidade prática de uma Rede Neural Artificial (aprendizagem de máquina).