O assunto foi tratado com a coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Técnicos da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) se reuniram, nessa terça-feira (16), com a coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), Aline Bacelar, para alinhar uma parceria de ações de proteção e defesa civil a serem desenvolvidas no âmbito das comunidades que residem em áreas de risco no Piauí.
O diálogo é no sentido de construir iniciativas que fortaleçam a governança institucional e a proatividade comunitária no âmbito das políticas públicas de proteção e defesa civil, no contexto das mudanças climáticas.
Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, firmar uma parceria com um programa, como o da ONU, que fomenta o desenvolvimento, é de suma importância. “Neste momento, estamos tratando de duas questões: a reorganização do sistema de proteção e defesa civil no plano dos municípios e a organização social ou comunitária, ou seja, como ampliar a capilaridade da Defesa Civil junto aos movimentos sociais, essencialmente nas comunidades que estão em áreas de risco”, explica o gestor.
Segundo o diretor, o intuito é trabalhar a organização e autonomia das comunidades para que se tornem grandes parceiros no processo de detecção e ações de gestão de riscos e desastres.