A cada dia o mercado de trabalho fica mais exigente e competitivo, e com isso, a procura por profissionais cada vez mais qualificados aumenta. Nesta hora a capacitação profissional se torna um diferencial para quem busca o tão desejado emprego. No Workshop de Orientação Profissional realizado na manhã desta segunda-feira (14) pelo Balcão do Trabalhador, 47 jovens e adultos puderam tirar dúvidas em relação a construção de currículos e entrevistas de emprego.
Marta Aires, que está há três anos em busca de um trabalho formal, vê no workshop uma possibilidade de se atualizar sobre as exigências das empresas: “Momentos como esse, oferecidos pela Fundação Wall Ferraz, são de grande importância para quem está longe do mercado de trabalho formal e também para quem busca o primeiro emprego. Hoje, todos nós presentes aqui, pudemos nos atualizar sobre o que as empresas buscam quando resolvem contratar um colaborador. Saio daqui muito satisfeita”, conta esperançosa.
“Todo mundo tem dúvidas em relação a construção de um atrativo e entrevista. Com o workshop a gente busca diminuir ou mesmo sanar essas inseguranças. O ideal é que o candidato seja o mais claro e objetivo possível tanto ao construir o currículo como na hora da entrevista. Nada de mentir, falar de cursos que nunca fez, inventar experiências. Quando você tenta enganar o selecionador dando informações inverídicas, você já está dizendo que é um mentiroso, que não é uma pessoa confiável”, afirmou Átila Araujo.
A estudante do ensino médio, Jessica Kelly, ressalta a importância do workshop para quem busca o primeiro emprego: “Acredito que esse treinamento vai me ajudar bastante quando eu estiver em uma entrevista, pois agora eu tive realmente uma noção de como esse processo da seleção é realizado e do que as empresas buscam nos candidatos, mesmo aqueles sem experiência”.
O Workshop de Orientação Profissional, realizado a cada 15 dias pelo Balcão do Trabalhador é gratuito e aberto ao público. Neste mês de maio os encontros acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) a partir de 9 horas da manhã. Após o treinamento o participante tem o seu currículo cadastrado no banco de dados do Balcão do Trabalhador, vinculado à Fundação Wall Ferraz.