Uma cobra sucuri de quatro metros foi resgatada nesta quarta-feira (24), no açude de Água Branca, município a 98 km de Teresina. De acordo com o ambientalista João Coruja, que lidera um projeto de preservação de animais silvestres na região, o animal, de aproximadamente 50 quilos, foi encontrado enquanto tentava atravessar a parede de contenção da água do reservatório.
“Por conta desse meu projeto, que tem como objetivo a preservação especialmente de serpentes, as pessoas quando vêem esse tipo de animal em locais onde há presença de humanos já me chamam para fazer o resgate, porque antes costumavam matar”, informou o ambientalista.
Sucuri medindo cerca de quatro metros é resgatada em açude no Piauí — Foto: João Coruja
João Coruja disse ao G1 que algumas pessoas pretendiam matar a cobra para comercializar banha do animal, que é considerada cara. “Eu disse que não poderiam fazer isso, que estava errado. Consegui resgatá-la e levá-la para um local seguro, afastada da presença de humanos, e soltá-la”, contou.
Segundo o ambientalista, o animal não oferece perigo a menos que se sinta ameaçado. “As pessoas têm esse costume de matar, mas é preciso acabar com isso , que só acontece com educação ambiental. Por isso esse projeto é tão importante, para mudar essa cultura”, explicou João Coruja.
Animal foi solto em local seguro — Foto: João Coruja
Fonte: G1 PI