Sesapi realiza ação do Dia Mundial sem Tabaco no Liceu Piauiense no dia 31

O objetivo é alertar a população sobre os riscos do fumo e tem como público-alvo pré-adolescentes, adolescentes e jovens, além da população em geral.

A Secretaria da Saúde (Sesapi) realiza, no dia 31 de maio, uma ação no Ceti Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, em Teresina, como parte da campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2024, que este ano tem como tema a proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

O objetivo é alertar a população sobre os riscos do fumo e tem como público-alvo pré-adolescentes, adolescentes e jovens, além da população em geral. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, entre os estudantes de 13 a 17 anos, um total de 22,5% dos meninos e 22,6% das meninas experimentaram cigarro alguma vez na vida.

“A pesquisa aponta que o percentual de estudantes de 13 a 17 anos que alguma vez na vida experimentou narguilé no Piauí é de 13,4%. Por isso, levaremos esta ação para os alunos, que são o alvo da nossa campanha. Uma vez que o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os estudantes, e a utilização da nicotina é considerada por estudiosos como uma porta de entrada para o uso de drogas ilícitas”, destaca a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena.

A campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2024 pretende alertar os governos e formadores de opinião sobre as estratégias adotadas pela indústria do tabaco para atrair novos consumidores, notadamente crianças, adolescentes e jovens. A data também visa avançar em medidas que protejam a infância e a juventude da atratividade e do apelo comercial ao consumo desses produtos, que têm alto poder de causar dependência, além de ocasionar enfermidades e mortes.

“Na ação, no Liceu Piauiense, estaremos com exposição das peças de anatomia dos órgãos afetados pelo uso do tabaco e das mídias relacionadas aos dispositivos eletrônicos para fumar. Nossa equipa também realizará uma roda de conversas com os estudantes sobre o tema”, pontua a coordenadora.

O Sistema Único de Saúde oferece, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, tratamento aos fumantes para auxiliar  aqueles que querem parar de fumar. O programa é gratuito e dispõe de avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, terapia com medicamentos e profissionais qualificados.

Qualquer dúvida entrar em contato com a Coordenação Estadual do Programa no Piauí – Supervisão do Programa de Controle do Tabagismo pelo telefone (086) 3216-3565 ou pelo email pnctpiaui@gmail.com

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui