Seres realiza plenária do Fórum Estadual Interconselho

Na reunião foram retomadas discussões fundamentais dentro da pauta do controle social.

A Secretaria das Relações Sociais (Seres), por meio da Diretoria de Participação Social (Dipas), reuniu representantes dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas com o objetivo de fazer o acompanhamento das políticas e dos programas governamentais. O encontro ocorreu na quinta-feira (23), no auditório da Seid.

Segundo a diretora de Participação Social, Juciara Linhares, é importante reunir, dialogar e aprimorar o controle social . “A reunião do fórum foi muito importante porque retomamos discussões essenciais e fundamentais, dentro dessa pauta do controle social, que lidamos diretamente com os Conselhos. E nesse momento, pudemos socializar informações sobre o Conselho Estadual de Participação Social, que estamos buscando a partir do diálogo, para apresentar uma lista ao governador e, a partir daí, passarmos para uma etapa seguinte, que é de nomeação dos seus membros e funcionamento efetivo do Conselho de Participação Social”, explicou.

Além da pauta do Conselho Estadual de Participação Social, que foi tratado nessa plenária do Fórum Estadual Interconselho, também foram discutidos outros pleitos relacionados ao funcionamento de Conselhos. “A partir destas solicitações, vamos socializar um documento para ver as possibilidades de encaminhamento e de resolutividade dos problemas apresentados por meio da Seres, para chegar ao governador. Como encaminhamento, será realizada uma reunião extraordinária para poder finalizar e consolidar o regimento interno do Fórum Estadual Interconselho.”, completou a diretora.

A Secretaria das Relações Sociais tem dois compromissos, no Plano de Governo, relacionados à participação social. “O primeiro deles é o fortalecimento da participação popular e controle social a partir dos conselhos, fóruns, observatórios e câmaras que estão sendo viabilizados a partir da atuação da Seres. O segundo é fortalecer essa participação a partir dos canais digitais, principalmente por meio da coordenação do Orçamento Participativo (OPA), e das associações comunitárias”, destacou a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes.

 

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui