A luta contra o feminicídio continua com corridas previstas em Ilha Grande, Sussuapara, São Braz e Brasileira.
Assim como a Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realiza a Corrida contra o Feminicídio, cuja 3ª edição foi realizada em maio, a iniciativa também se estende aos municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). Nessa segunda-feira (3), Luís Correia realizou a segunda edição da Corrida Contra o Feminicídio: Circuito Mais Mulher, com a presença da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e da assessora Especial do Governo, Nayara Costa.
O evento, promovido pela Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e Departamento de Esportes, integrou as ações de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. O percurso, de 3 km, partiu da Praça Luís Correia e seguiu até o primeiro balão da Atalaia (Rota do Urso) e retornou à praça que foi ponto de partida. Além da corrida, houve aulas de dança e premiações.
Esta ação convoca diversos setores da sociedade, incluindo órgãos públicos, sociedade civil, movimentos sociais, judiciário, legislativo e municípios do Piauí a se unirem na luta contra o feminicídio e a misoginia.
Zenaide Lustosa destacou a importância da mobilização coletiva. “Nossa meta é continuar correndo até que não tenhamos nenhuma mulher a menos”, enfatizou a gestora. Ela relembrou que a luta contra o feminicídio é uma responsabilidade de toda a sociedade e que ações como essa são fundamentais para que as mulheres continuem vivas e para conscientizar e engajar a população na defesa dos direitos das mulheres.
A luta contra o feminicídio continua em diversos municípios do Piauí. Na sexta-feira (7), a Corrida de Enfrentamento ao Feminicídio ocorrerá em Ilha Grande. Estão previstas ainda corridas em Sussuapara e São Braz.
Além disso, no dia 16 de junho, o município de Brasileira se unirá à causa com a primeira edição da corrida. O evento terá um percurso de 3 km e começará às 6h, na Praça da Estação (Zacarias Ferreira).
A Corrida Contra o Feminicídio não é uma competição esportiva, mas sim um símbolo de resistência e um chamado à ação para todos aqueles comprometidos com a erradicação da violência de gênero.