A Justiça Federal do Piauí, em decisão proferida pelo juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara, determinou que a justiça de São Paulo apreenda 41 respiradores pulmonares nas sedes das empresas Intermed Equipamentos Médico Hospitalar e Magnamed Tecnologia Médica S/A para serem entregues ao Governo do Piauí. Os equipamentos foram comprados pelo Estado, mas ainda não foram entregues.
A entrega dos aparelhos, que são essenciais para aqueles pacientes em estado grave com Covid-19, teve que ser judicializada devido à demora no repasse dos equipamentos ao Piauí. A compra foi fechada ainda no mês de março, mas o Ministério da Saúde requisitou os respiradores para distribuir a outros estados, gerando, assim, uma longa espera por parte do governo piauiense.
Respiradores vão aparelhas leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 – Foto: O Dia
No total, foram adquiridos 80 respiradores pelo estado, mas a justiça autorizou a apreensão de apenas 41, que equivalem a 51% da compra fechada entre o Governo piauiense e as empresas na primeira parcela do contrato. São 21 aparelhos apreendidos na Magnamed e 20 aparelhos apreendidos na Intermed.
Ainda que não venham em sua totalidade, a entrega dos respiradores ao Piauí foi comemorada pelo governador Wellington Dias (PT): “esperamos que a segunda parcela também seja entregue o quanto antes, pois são vidas que estão dependendo destes aparelhos”, afirmou.
Fonte: Portal o Dia