O curso terá a duração de duas semanas e é voltado para a capacitação profissional.
Os reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras iniciam, nesta terça-feira (4), o curso de produção e comercialização de hambúrgueres. Trata-se de mais uma iniciativa da Secretaria Estadual da Justiça (Sejus), por meio do projeto Reintegrar, uma ação do Governo do Estado, que visa proporcionar cursos de capacitação para o público do sistema prisional do Piauí.
Durante duas semanas, serão ensinadas técnicas de produção de hambúrgueres, além de repassar a eles a forma de comercializar o produto, dando aos reeducandos a oportunidade de desenvolver o seu lado empreendedor e garantir uma renda quando deixarem a unidade prisional.
“Essa é uma forma de desenvolver ações socioeducativas com o intuito de promover a ressocialização dos reeducandos”, afirma Geusélia Cavalcante, diretora de ressocialização e reintegração social da Sejus.
Com essa prática, é possível levar capacitação aos reeducandos para o mercado de trabalho, contribuir para redução da pena, tendo em vista que as horas de curso incidem em dias a menos de cada um na penitenciária, promover a ressocialização e autovalorização e mostrar a importância da educação profissionalizante dentro do sistema prisional.
Dentro do programa, já foram desenvolvidos cursos de doces e salgados gourmets, atendendo as unidades prisionais de Parnaíba e Picos.