O Piauí é o terceiro estado com maior proporção de empregados do setor privado sem carteira assinada do país, conforme a pesquisa.
A proporção de pessoas que atuam no setor sem carteira assinada no estado é quase o dobro da média no país — Foto: Heloise Hamada/G1
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (27), apontou que 45,9% dos empregados do setor privado não têm carteira de trabalho assinada no Piauí. A proporção de pessoas que atuam no setor sem carteira assinada no estado é quase o dobro da média no país, que é de 23,5%.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua) e referem ao terceiro trimestre de 2020. O índice não inclui trabalhadores domésticos.
No estado, o número de empregados sem carteira assinada teve um aumento de 18,2% quando comparado ao trimestre anterior. No 2° trimestre deste ano, havia 155 mil pessoas empregadas sem carteira assinada no setor privado piauiense e, no 3°, chegou a 183 mil.
O Piauí é o terceiro estado com maior proporção de empregados do setor privado sem carteira assinada, ficando atrás apenas do Pará, com 46,1% e Maranhão, com 48,7%. Santa Catarina é o que possui o menor indicador, apenas 9,5% dos trabalhadores que atuam em empresas particulares não têm carteira assinada.
A proporção de pessoas que atuam no setor sem carteira assinada no estado é quase o dobro da média no país — Foto: Heloise Hamada/G1
Fonte: G1PI