Projeto de Lei, de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT), foi aprovado hoje em sessão ordinária na Câmara Municipal de Teresina. O PL n° 29/2021 visa tornar obrigatória a aplicação do teste de glicemia capilar em crianças de 0 a 6 anos de idade pelos órgãos de atendimento de saúde do município.
Segundo o parlamentar, devido o aumento significativo da diabetes em crianças, faz-se necessário adotar medidas que busquem prevenir e tratá-las. “Os sintomas podem confundir, quanto mais tardio, mais arriscado. Se for detectada inicialmente é controlável. Esse é um teste simples, rápido, barato e que dá uma amostra da situação para que o médico possa diagnosticar se a criança tem diabetes, evitando diagnóstico equivocado. Não tenho dúvidas, que esse PL contribuirá e muito para uma identificação precoce da diabetes e salvará muitas vidas” explica Evandro Hidd.
O teste de glicemia capilar (um furinho na ponta do dedo) é importante para o controle dos níveis de glicose e é a forma mais rápida, simples e de menor custo para verificação da glicemia no sangue e diagnóstico da doença.
A ideia do PL 29/2021 é também fazer com que o teste de glicemia seja incluído como um protocolo clínico, da mesma maneira que são consideradas as ações de medir a pressão arterial, a frequência respiratória e a temperatura de pacientes. Foi aprovado em primeira e segunda votação no plenário da Câmara Municipal de Teresina e segue agora para a sanção do prefeito.