Projeto de inclusão é desenvolvido no CMEI Tia Fanny

Com objetivo de promover ações no espaço escolar que garantam práticas efetivas de inclusão dos estudantes com deficiência, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Fanny, que fica no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, está desenvolvendo o projeto “Olhe Para Mim”. A ação foi idealizada pela diretora da unidade de ensino, professora Carla Maia, junto a vice-diretora, Danielle Amorim, e a pedagoga Isabel Silva.

Carla Maia ressalta que a iniciativa está sendo desenvolvida por meio de ações em todos os setores do CMEI e reforça que o olhar amoroso faz a diferença na inclusão dos alunos. “O projeto nasceu através de discussões da direção escolar com a equipe de professores, pedagogas e cuidadoras, visando implementar no centro ações assertivas de cuidado e respeito às demandas de cada criança com deficiência”, comenta.

As ações do projeto incluem o planejamento adaptado para cada aluno PCD, considerando seu nível de desenvolvimento; a avaliação específica e exclusiva para cada estudante PCD, levando em conta sua especificidade; o acompanhamento individualizado das atividades pedagógicas; a utilização de brinquedos específicos para cada demanda; conversas individualizadas com os pais; respeito às restrições alimentares e a sensibilidade auditiva; inclusão em todos os aspectos; e encaminhamento das crianças com deficiência para neurologistas, pediatras, psiquiatras, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

A gestora do CMEI explica que o projeto também abarca crianças autistas, com a realização de atividades que promovem a socialização e a inclusão. “Essa iniciativa é de extrema relevância, pois mostra que é possível desenvolver o processo de inclusão na escola de forma consciente, efetiva e amorosa. Agradeço muito a equipe do CMEI, que é bem sensível às ideias que são sugeridas para que a unidade cresça cada vez mais no âmbito educacional”, conclui.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui