Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda será lançado nesta segunda-feira (29)

Será realizada nesta segunda-feira (29), no CEU SUL a partir das 18h30, o lançamento da segunda etapa do Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda. Fruto da parceria entre Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), o projeto vai realizar a capacitação e qualificação profissional de 200 moradores do Portal da Alegria VI-A, na zona Sul de Teresina.

A oferta dos cursos profissionalizantes visa a geração de trabalho e renda para beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por uma empresa especializada. São eles: Operador de Microcomputador, Agente de Portaria, Vendas, Biscoito Artesanal, Doces Finos, Depilação, Manicure e Pedicure, Salgadeiro (a) e Decoração com Balões. Os cursos devem começar no início de maio e serão realizados nos CEU Sul, também no Portal da Alegria.

Durante todas as atividades, as famílias serão assistidas pelo apoio de recreadores infantis, para acompanhamento das crianças, de modo a facilitar que seus responsáveis realizem tranquilamente as atividades de qualificação. Os beneficiários também vão participar de diálogos sobre gênero promovidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, visando o enfrentamento da desigualdade de gênero e empoderamento feminino.

“A geração de trabalho e renda para a população teresinense está no foco das políticas desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina, especialmente através de ações que capacitem a população para desempenho de atividades demandadas pelo mercado e que, portanto, possuem, real potencial de inclusão socioprodutiva. Nesta nova etapa do projeto, mais 200 pessoas terão a oportunidade de mudar de vida através da profissionalização”, pontua a Assessora Técnica da Fundação Wall Ferraz, Heline Santos.

Ao final dos cursos, os atendidos pelo projeto poderão participar do Workshop de Qualificação Profissional do Balcão do Trabalhador onde terão a oportunidade de se prepararem para os processos de seleção na busca do emprego e inserção no mercado de trabalho e também será realizada uma feira para que os concludentes dos cursos possam mostrar suas novas formas de geração de renda.

O Projeto é executado através de recursos oriundos do “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, gerenciados pela Caixa Econômica e em 2018, foi realizado junto aos moradores do Portal da Alegria VI-B e teve resultados expressivos, contribuindo para a geração de emprego e renda dos contemplados, onde alguns passaram a atuar de maneira autônoma ou conseguiram conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho formal.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui