Será realizada nesta segunda-feira (29), no CEU SUL a partir das 18h30, o lançamento da segunda etapa do Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda. Fruto da parceria entre Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), o projeto vai realizar a capacitação e qualificação profissional de 200 moradores do Portal da Alegria VI-A, na zona Sul de Teresina.
A oferta dos cursos profissionalizantes visa a geração de trabalho e renda para beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por uma empresa especializada. São eles: Operador de Microcomputador, Agente de Portaria, Vendas, Biscoito Artesanal, Doces Finos, Depilação, Manicure e Pedicure, Salgadeiro (a) e Decoração com Balões. Os cursos devem começar no início de maio e serão realizados nos CEU Sul, também no Portal da Alegria.
Durante todas as atividades, as famílias serão assistidas pelo apoio de recreadores infantis, para acompanhamento das crianças, de modo a facilitar que seus responsáveis realizem tranquilamente as atividades de qualificação. Os beneficiários também vão participar de diálogos sobre gênero promovidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, visando o enfrentamento da desigualdade de gênero e empoderamento feminino.
“A geração de trabalho e renda para a população teresinense está no foco das políticas desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina, especialmente através de ações que capacitem a população para desempenho de atividades demandadas pelo mercado e que, portanto, possuem, real potencial de inclusão socioprodutiva. Nesta nova etapa do projeto, mais 200 pessoas terão a oportunidade de mudar de vida através da profissionalização”, pontua a Assessora Técnica da Fundação Wall Ferraz, Heline Santos.
Ao final dos cursos, os atendidos pelo projeto poderão participar do Workshop de Qualificação Profissional do Balcão do Trabalhador onde terão a oportunidade de se prepararem para os processos de seleção na busca do emprego e inserção no mercado de trabalho e também será realizada uma feira para que os concludentes dos cursos possam mostrar suas novas formas de geração de renda.
O Projeto é executado através de recursos oriundos do “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, gerenciados pela Caixa Econômica e em 2018, foi realizado junto aos moradores do Portal da Alegria VI-B e teve resultados expressivos, contribuindo para a geração de emprego e renda dos contemplados, onde alguns passaram a atuar de maneira autônoma ou conseguiram conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho formal.