Projeto de capacitação profissional certifica 190 alunos

O Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda certificou 190 alunos concludentes de oito cursos profissionalizantes. Os cursos foram realizados no espaço do Centro Unificado de Esporte e Lazer-CEU/Sul e nos Centros de Capacitação dos bairros Vermelha e Redenção e oportunizaram à comunidade qualificação profissional e como consequência a autonomia financeira.  Proporcionou ainda aos moradores a oportunidade de impulsionar seus currículos profissionais com certificação de cursos com carga horária de longa duração, e assim, competirem no mercado de trabalho com maiores chances na obtenção de trabalho e renda.

O projeto, voltado para beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, incentivou o empreendedorismo através dos workshops sobre Orientação Profissional realizados pelo Balcão do Trabalhador. Ao final dos cursos os alunos realizaram a Feira de Produtos e Profissões com objetivo de divulgar os serviços e profissões dos alunos, assim como, de moradores do residencial Portal da Alegria VI-B.

A presidente da FWF, Samara Pereira, destacou o sucesso do Projeto: “Não apenas a equipe deu o seu melhor na execução. O grande destaque foi a plena participação e aproveitamento dos alunos e alunas em cada atividade proposta, resulta do em vários eventos com grande sucesso. O desafio é continuar com essa motivação na nova etapa em busca de uma colocação no mercado”, pontuou.

Ao todo, foram disponibilizadas 190 vagas em oito cursos profissionalizantes que contemplaram as áreas de gestão e negócios, informática e estética, beneficiando dezenas de teresinenses residentes no conjunto. Os cursos ofertados foram:  Agente de Portaria, Assistente Administrativo, Corte de Cabelo e Escova, Depilação, Decoração com Balões, Bombeiro Hidráulico, Operador de Microinformática e Vendedor.

“O projeto superou as expectativas com resultados de qualificação de moradores alcançado, trazendo novas perspectivas de atuação profissional”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres.

Um dos diferenciais do Projeto foi a assistência prestadas aos alunos que não tinham com quem deixar suas crianças que eram cuidadas pelos recreadores infantis enquanto seus responsáveis realizavam tranquilamente as atividades de capacitação profissional e pudessem ter melhor aproveitamento em sala de aula. Enquanto isso, as crianças usufruíam de momentos de lazer e aprendizado realizando trabalhos de diversos temas, inclusive aqueles relacionados aos cursos em que os pais estavam participando.

Os beneficiários também participaram de diálogos sobre gênero promovidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, visando o enfrentamento da desigualdade de gênero e empoderamento feminino.

O Projeto Capacitação Profissional para Produtividade e Renda, desenvolvido pela Fundação Wall Ferraz (FWF) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) representa o fortalecimento da política de qualificação profissional realizada pelo município de Teresina, constituindo uma ferramenta para que essas famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida possam conseguir qualificação para o mercado de trabalho e para a geração de emprego e renda através de atividades autônomas e empreendedoras.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui