O plantio de 250 mudas de eucalipto visa reduzir a circulação de odores provenientes da ETE e compensar a emissão de gases resultante do tratamento.
A Agespisa começou a executar, na semana passada, um projeto que vai mudar a paisagem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Matadouro, em Picos, município a 313 quilômetros de Teresina.
O Projeto Cortina Verde visa, por meio do plantio de 250 mudas de eucalipto, reduzir a circulação de odores provenientes da ETE e compensar a emissão de gases resultante do processo de tratamento de efluentes.
O objetivo vai muito além da estética, contribuindo com a ação climática e com a melhoria da qualidade ambiental da região, visto que o plantio de árvores é uma alternativa eficaz para neutralizar as emissões de CO2 na atmosfera. Um total de mil mudas de eucalipto foi doado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh).
O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo colaborador da empresa Jurandi Aráujo, engenheiro civil, especializando em gestão ambiental. “De rápido crescimento, as mudas de eucalipto que estão sendo plantadas na ETE ao longo desta semana trarão resultados positivos para a população e para o meio ambiente. Estamos plantando um futuro mais verde e sustentável”, destaca o profissional.
De acordo com Jurandi Araújo, a próxima parada do projeto é Altos, onde devem ser plantadas 190 mudas de árvores na Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Bacurizeiro.