Projeto conclui a capacitação profissional de 200 moradores do Portal da Alegria

Lançado em abril deste ano, o Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda, ofereceu a 200 moradores do Residencial Portal da Alegria VI-A, na zona Sul da capital, nove cursos profissionalizantes em diversas áreas. Todos os cursos foram realizados no Centro Esportivo Unificado Ana Maria Rêgo – CEU SUL, e nesta etapa final 30 pessoas se qualificaram através do curso de vendas. O curso teve uma duração de 80 horas, com aulas ministradas pelo professor Alexandre Nogueira, que há quase uma década vem se dedicando na qualificação profissional dos teresinenses.

Scheyvan Lima – Presidente da Fundação Wall Ferraz.

O presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, conta que a relação entre o poder público e comunidade é essencial, e que além da capacitação, que é importante para a renda familiar, esse tipo atividade também serve para aumentar a autoestima das pessoas.  “Os teresinenses são conhecidos por serem pessoas que não desistem de seus sonhos, por isso temos determinação do prefeito Firmino Filho para ampliar os atendimentos da Fundação Wall Ferraz e garantir a todos uma oportunidade igualitária na hora de lutar por uma vaga de emprego, que neste tempo de crise está cada vez mais difícil”, comenta Scheyvan Lima.

Tâmara Coimbra, coordenadora do projeto, disse que agora a cidade irá colher bons frutos com a chegada de novos profissionais no mercado de trabalho, e que apesar de muitos optarem por montarem seus próprios negócios, parte dos alunos já se inseriram ou estão se inserindo no mercado de trabalho. “Antes mesmo dos cursos encerrarem já tivemos alunos contratados, e isso mostra que ações como está colaboram e muito com o crescimento da cidade, pois sem emprego o povo não movimenta a economia”, afirma Tâmara Coimbra.

Katriny Morais, aluna do Curso de Vendas comemora os resultados obtidos.

A autônoma Katriny Morais afirma que, antes de participar do curso de vendas, ela até trabalhava, mas seu público se resumia a familiares e amigos próximos, isso por conta do despreparo profissional e da timidez na hora da venda. Ela também enfatiza que durante o curso, pegando os ensinamentos das primeiras aulas resolveu participar de uma seleção de emprego. “Tenho a honra de dizer que por conta dos ensinamentos que obtive no curso, hoje estou praticamente na fase final desta seleção, que tem mais de 200 pessoas concorrendo. Se for à vontade de Deus, uma das vagas será minha”, diz Katriny Morais, afirmando ainda que até mesmo sua família já notou as mudanças comportamentais em sua vida.

O Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda faz parte de uma ação que envolve o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CAIXA), do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), e da Prefeitura de Teresina (PMT), através da Fundação Wall Ferraz (FWF), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), e com apoio da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI). Além dos cursos, os alunos também participaram de um Workshop de Qualificação Profissional, e ainda de uma seleção de emprego realizada através de uma parceria com empresas da capital.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui