Prioridade à matrícula de crianças vulneráveis em escolas de tempo integral passa na Alepi

Parlamentares aprovam extinção do Conselho de Governança Fiscal

Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (16), um Indicativo de Projeto de Lei que garante a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a prioridade das matrículas em escolas de tempo integral. A matéria foi apresentada por Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e segue para análise do Governo do Estado.

São nove as situações que vão poder garantir a prioridade, de acordo com o Indicativo: de abandono e/ou negligência; de abuso e maus-tratos na famÍlia ou nas instituições de acolhimento; de exploraçâo e abuso sexual; de trabalho abusivo e explorador; de tráfico de crianças e de adolescentes; uso e tráÍico de drogas; de conflito com a lei, em razâo de cometimento de ato infracional; acolhidos em abrigos gêridos pelo Poder Público ou em instituições privadas sem fins lucrativos devidamente cadastradas junto ao Estado.

Como a matéria interfere em gestões que são de competência do Executivo, o Indicativo precisa ser analisado pelo Governo e devolvido à Alepi para novo trâmite nas comissões e no Plenário. O projeto contou com parecer favorável do deputado Wilson Brandão na Comissão de Constituição e Justiça.

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional do Governo 01/24 com relatório de Francisco Limma (PT). A matéria extingue o Conselho de Governança Fiscal com a função de dar maior agilidade ao alcance de resultados na área.

UTILIDADE PÚBLICA – O reconhecimento de duas entidades como de utilidade pública foi aprovado no Plenário da Alepi. Jeová Alencar (Republicanos) é o autor do projeto que reconhece a Associação Esportiva Filhos do Sol Bikers e Evaldo Gomes (Solidariedade) o da matéria que trata da Associação Lar Preciso Viver.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui