Primeiro dia da 3ª Feira de Empregos e Negócios teve 4 mil atendimentos

Cerca de 4 mil pessoas foram atendidas hoje no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante o primeiro dia da 3ª Feira de Empregos e Negócios , evento promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz, e com apoio de diversas entidades e empresas parceiras.

Das quatro mil pessoas atendidas, 2.500 foram encaminhadas para as empresas parceiras que juntas estavam oferecendo 400 vagas de empregos, numero a mais do que o divulgado pela organização da feira durante a pré-seleção, que ocorreu em seis postos de inscrições. Outras 1.200 pessoas compareceram à feira para participar dos sete workshops, e ainda para se cadastrarem no banco de reservas do Projeto Balcão do Trabalhador.

O prefeito Firmino Filho abriu o primeiro dia de feira. – Foto: Jailson Rodrigues – FWF

O prefeito Firmino Filho destacou a importância da capacitação  profissional  para que as pessoas não demorem tanto tempo desempregadas. “Além da Fundação Wall Ferraz, temos diversos órgãos que trabalham com a empregabilidade, por isso é preciso que as pessoas abracem os projetos desenvolvidos pelos órgãos municipais, a fim de garantir mais espaço no mercado de trabalho”, comentou Firmino Filho.

PRESIDENTE DA FWF COMEMORA OS RESULTADOS 

Scheyvan Lima ficou feliz com o resultado obtido no primeiro dia da feira. – Foto: Jailson Rodrigues – FWF

O presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, afirma que ficou surpreso com o público presente, e que sua maior alegria foi ver a grande procura pelos workshops de orientação profissional.

“A 3ª Feira de Empregos e Negócios está sendo um grande sucesso, e claro, batendo recorde de público. Estamos preparados para prestar um bom atendimento aos presentes, e quem fez o cadastro antecipado tem a garantia de atendimento. Os estandes só encerrarão as entrevistas, quando o último candidato for atendido”,  destacou Scheyvan Lima.

Um dos parceiros da feira é o Sistema Nacional de Empregos (SINE-PI), que durante os dois dias estará oferecendo ao público diversos serviços. De acordo com o coordenador do SINE, Daniel Carvalho, Teresina só tem a ganhar com esta parceria, pois através dela, dezenas de pessoas que há tempos buscam por emprego, terão a chance de alcançarem seus objetivos. “Estamos nesta parceria para aumentar ainda mais a oferta de empregos para quem precisa. Além do cadastro de reserva que estamos realizando, quem for ao estande do SINE terá ainda os serviços de agendamento para emissão de Carteira Profissional (CTPS) e seguro desemprego”, comentou Daniel Carvalho.

ATÉ ESTRANGEIROS ESTÃO NA DISPUTA

O angolano Miguel Antonio,  é um dos estrangeiros que estão na disputa por uma vaga. – Foto: Jailson Rodrigues – FWF

Além dos teresinenses, vários estrangeiros que hoje residem na capital também estiveram na feira para tentar conquistar uma vaga de emprego, entre eles vários venezuelanos e angolanos. Desempregado desde que chegou à Teresina, há cerca de um ano, o angolano Miguel Antonio, de 49 anos, conta que só está na disputa graças aos três cursos que ele fez através da Fundação Wall Ferraz. “Se não fosse estes cursos, dificilmente eu estaria aqui disputando uma vaga, pois diferente do meu país, a profissionalização é algo fundamental para quem deseja se inserir no mercado de trabalho”, ressaltou Miguel Antonio.

ERROS MAIS COMUNS NA BUSCA PELO EMPREGO

A Consultora em Gestão de Pessoas, Márcia Verônica iniciou o primeiro workshop do dia. – Foto: Jailson Rodrigues – FWF

A Consultora em Gestão de Pessoas, Márcia Verônica, que esteve no primeiro workshop do dia, conta que o principal erro na hora da busca pelo emprego é a construção do currículo. Segundo ela, é preciso que se mostre objetividade, não tendo a necessidade de se colocar datas, assinaturas, fotos, e nem nomes de familiares. “Fora estes erros que citei, o mais grosseiro é a questão dos dados desatualizados, muitos não atualizam nem os números de telefone ou e-mail, deixando a empresa impossibilitada de contatá-los”,  explicou Márcia Verônica.

EMPRESAS PARCEIRAS

Entre as empresas parceiras estão o Grupo Ferro Norte, Grupo Cacique, Damásio Moto peças, Frango Forte, Grupo Geraldo Oliveira, Grupo Vanguarda, R. Carvalho, Pax União, Discar Distribuidora, Microlins, Grupo JAP, Grupo Jorge Batista, Vikstar, Armazém Paraíba, VOX, Nazária Distribuidora, Alfa Bebidas, Renove Pneus, Panificadoras Ideal, Stone Pagamentos S/A, Inovance, Ímpar RH, RG Cosméticos e Pitágoras e Instituto Camilo Filho.

ENTIDADES PARCEIRAS

Além do Sistema Nacional de Empregos (SINE-PI), também temos como parceiros o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PI), Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (SEMEST), Ação Social Arquidiocesana (ASA), Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-Teresina), e o Instituto Cajuína.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui