Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, através da Agenda Teresina 2030, realizou o lançamento, nesta quinta-feira (11), do ClimaTHE24 – 2ª Conferência do Clima de Teresina. Nesta edição, o evento abordará o tema “A cidade que eu quero é verde” e tem o objetivo de despertar na população, no setor público, empresariado e nas entidades de classe o sentimento de que Teresina precisa voltar a ter uma cobertura vegetal capaz de promover mais conforto térmico diante da nova realidade imposta pela crise climática e discutir medidas de promoção da justiça climática.
A 2ª Conferência do Clima de Teresina será realizada em parceria com o ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade e com a Semam – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contará com a realização do 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste e o CB27, a reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente. Representantes de ministérios também já confirmaram presença.
A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, do secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, do secretário municipal de Meio Ambiente, José Helio Lúcio, do coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, e dos representantes do ICLEI, Luis Gustavo e Raquel Gonçalves, além de autoridades e convidados.
O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância do tema e do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo na área. “A prefeitura está atenta e avançando. Temos um grande investimento em arborização e nossa gestão tem se preocupado muito com o meio ambiente. Tenho certeza que será um grande evento, com o reconhecimento de organizações internacionais”, disse.
O secretário de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, explicou como será a conferência. “Teremos um grande evento, digno do tamanho do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Semplan, da Agenda Teresina 2030, evento que já nasce com o apoio e o reconhecimento de organizações internacionais e com vários parceiros. Então, nossa perspectiva é de receber gestores da área ambiental de todo o país nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Sesc Cajuína, para discutirmos os impactos da crise climática de forma conjunta”, ressaltou.
O ClimaTHE24 está sendo organizado pela Agenda Teresina 2030 em parceria com o ICLEI, instituição que congrega órgãos de gestão de municípios em vários países do mundo e trata diretamente da pauta climática. De acordo com Luis Gustavo, representante da instituição no evento, Teresina está inserida nessa discussão em nível nacional.
“A experiência de Teresina vem sendo levada a vários eventos pelo Brasil e tem despertado a atenção pela forma profissional e planejada adotada pela prefeitura. Então, somos parceiros porque atestamos a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. A cidade já avançou muito com o Plano de Ação Climática e com o Plano Municipal de Arborização Urbana, tem metas bem estabelecidas, têm recursos assegurados para aplicação nessas metas e tem tudo para ser um case de sucesso”, declarou.