Prefeitura descarta morte de criança por coronavírus na cidade de José de Freitas

Conforme a nota da prefeitura, embora tenha dado negativo para a Covid-19, o exame atestou positivo para H1N1.

A Prefeitura Municipal de José de Freitas informou neste sábado (28) que foi descartada a morte de uma criança pelo novo coronavírus. A criança morreu na unidade de saúde da cidade, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento, na última terça-feira (24). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a secretaria de saúde da cidade tem acesso ao sistema de cadastro de exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).

Hospital Nossa Senhora do Livramento — Foto: Saraiva Repórter

Hospital Nossa Senhora do Livramento — Foto: Saraiva Repórter

Conforme a nota da prefeitura, embora tenha dado negativo para a Covid-19, o exame atestou positivo para H1N1. Portanto, a cidade de José de Freitas, localizada a 40 km de Teresina, segue sem casos confirmados do novo coronavírus.

Neste sábado (28), a Sesapi confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus no Piauí. Trata-se do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes. Ele morreu na madrugada da sexta-feira (27) no Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, em Piracuruca.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBCLavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1PI
portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui