A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realizou, na última terça-feira (19), uma visita ao posto de triagem para imigrantes em Boa Vista (RR).
O local é sediado no estado de Roraima e é voltado para atender, principalmente, venezuelanos em busca de regularização no Brasil. São ofertados serviços para solicitação de refúgio, residência temporária, emissão de CPF, carteira de trabalho e vacinação. O espaço tem setor para recreação de crianças, atendimento especial de proteção às mulheres e restabelecimento de contato familiar.
“É uma experiência que me trouxe uma perspectiva profunda sobre a situação dos venezuelanos no Brasil. O posto desempenha um papel crucial para aqueles que chegam em busca de melhores condições de vida. É inspirador ver o esforço conjunto de organizações locais e internacionais para atender às necessidades desses indivíduos em um momento de vulnerabilidade. Estamos comprometidos em compartilhar esta perspectivas junto às secretarias responsáveis diretamente por este trabalho, que promovem a inclusão e o respeito aos direitos humanos.” explica o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira.
O posto reúne profissionais da ONU, Cruz Vermelha, Unicef, Acnur, Ministério do Trabalho, Receita Federal, Prefeitura, Polícia Federal e a Força Tarefa Logística e Humanitária, que executa a Operação Acolhida de recepção aos refugiados.