A Prefeitura de Teresina recebeu, nesta quinta-feira (17), a doação de 35 capacetes especiais usados para terapia respiratória de pacientes em tratamento de sintomas mais avançados do novo coronavírus (Covid-19). Os novos equipamentos, doados pelo Rotary Club do Brasil, ficarão à disposição de todos os hospitais que integram a rede municipal de saúde.
A solenidade de entrega aconteceu durante a visita do prefeito Dr. Pessoa à sede da Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) da capital. “Essa doação é muito importante. Todas as tentativas para ajudar na prevenção e tratamento do coronavírus são importantíssimas”, destacou o chefe do executivo municipal.
Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a chegada desses itens otimizará o tratamento ao vírus. “Vão ajudar muito, pois aumentam a concentração de oxigênio inspirado, levando a excelentes resultados. No mercado não encontramos esses capacetes”, enfatiza o gestor.
Governador do Distrito 4490 da Rotary International, Renê Ribeiro Cruz, destaca que esta ação é resultado de um projeto idealizado pela Rotary Club Brasil, em parceria com dois distritos dos Estados Unidos, iniciativa que tem beneficiado outros Estados do país como Ceará e Maranhão, por exemplo.
“Essa doação é algo muito importante neste momento que estamos vivendo. Um total de 61% das pessoas que usam esse capacete ficam livres da intubação. Essa parceria com a Prefeitura de Teresina é muito importante, pois o Rotary visa a ajudar pessoas e essa ação abrange toda a comunidade”, concluiu Ribeiro Cruz.