Prefeitura de Teresina e Sebrae firmam Acordo de Cooperação Técnica

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e a Prefeitura Municipal de Teresina firmaram Acordo de Cooperação Técnica para execução do Programa Empreende Bairro, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Semdec.

           Foto: Misael Martins/Agência Brasil

A solenidade aconteceu na sede do Sebrae em Teresina. Pelo Sebrae, assinaram o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Antônio de Almendra Freitas Neto, e o diretor superintendente da instituição, Mário José Lacerda de Melo. Pela prefeitura assinaram o prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Venâncio Cardoso Neto.

“É uma satisfação imensa iniciar mais uma semana de trabalho assinando esse acordo, que nos dá a possibilidade de participar ativamente do Empreende Bairro. A capilaridade da prefeitura unida à expertise do Sebrae, com certeza, trará excelentes resultados. E fico feliz que as ações comecem pelo Mocambinho, um dos maiores bairros da nossa capital, com quase 30 mil habitantes”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

    Foto: Misael Martins/Agência Sebrae

O Programa Empreende Bairro tem como foco promover a formação profissional e estimular a capacitação de empreendedores e empresários, favorecendo o desenvolvimento dos pequenos negócios e a inclusão produtiva, como meio para fortalecer a economia de Teresina.

“Teresina é uma cidade de muito potencial empreendedor. Mas para termos melhores resultados, precisamos chegar mais perto das pessoas nos bairros. E a estratégia que adotamos foi o Empreende Bairro. Iniciaremos as ações pelo Mocambinho, porque todo método tem que ter um princípio. A medida que conseguirmos desenvolver esse território, vamos também consolidando o método. E o objetivo é a melhoria do ambiente econômico. Vamos trabalhar juntos, Prefeitura e Sebrae, pra fazermos acontecer. Esperamos em breve voltar aqui para comemorarmos os resultados”, declarou o prefeito Firmino Filho.

Caberá à Semdec, dentro da sua expertise, atuar na articulação e mediação do Programa Empreende Bairro, bem como dispor de espaços físicos em boas condições para a execução dos cursos e oficinas. Ao Sebrae no Piauí, competirá a realização de cursos da sua matriz de soluções educacionais, de acordo com os cinco pilares do programa: gestão financeira, marketing, gestão de pessoas, tecnologia e sustentabilidade.

“O Empreende Bairro é um programa inovador, por meio do qual queremos capacitar pessoas nos bairros, impulsionando o empreendedorismo por oportunidade. A ideia é mostrar como um negócio pode nascer, se organizar e se desenvolver para lucrar. Acreditamos no sucesso desse programa, que contribuirá para gerar emprego e renda nas diversas regiões da nossa capital”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso.

O trabalho, que começará pelo Mocambinho na zona norte de Teresina, focará o setor da moda e beleza que, segundo estudos da prefeitura, são os que mais se destacam no bairro. Primeiro, serão capacitados os empreendedores que já atuam nesses segmentos e também quem tem pretensão de iniciar atividade nesses ramos. Depois será realizada uma grande feira para divulgar os resultados desse trabalho.

Fonte: 180Graus / Agência Sebrae

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui