O prefeito Firmino Filho participou da solenidade de abertura das aulas do Projeto Capacitar para Empreender, que é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), e com apoio do Banco Popular, da Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A solenidade aconteceu no final da tarde dessa terça (20). Nesta etapa, 260 teresinenses terão acesso à capacitação profissional voltada para quem deseja abrir o próprio negócio, e as aulas irão ocorrer nos Centros de Capacitação da FWF e entidades parceiras.
O prefeito Firmino Filho comenta que esta é uma parceria muito importante, pois beneficia diretamente aqueles que mais precisam e que sonham em andar com as próprias pernas, e que num momento de crise é bastante louvável a atitude destes alunos, pois demonstra que, apesar das dificuldades, o povo tem uma grande vontade de dar a volta por cima. “Neste projeto os alunos terão acesso a todas as ferramentas necessárias para que possam lograr êxito em seus negócios, mas tudo isso só será possível se os alunos não desistirem de seus sonhos, pois mesmo com essa importante intervenção que estamos fazendo, os alunos são peças chaves que para que a cidade possa colher frutos através deste importante projeto”, afirma Firmino Filho, lembrando ainda que essa parceria é importante, pois casa a qualificação, onde as pessoas possam encontrar suas vocações, com a experiência do SEBRAE em ajudar grandes e pequenas empresas e o Banco Popular onde o aluno terá apoio para empreender.
O estudante Maycon Soares, que reside no Bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul da capital, conta que ao ficar sabendo das inscrições tratou de chegar cedo ao Centro de Capacitação da Vermelha, onde garantiu uma vaga para participar do curso de Marketing em Mídias Sociais. “Moro com meus tios e há meses estou na luta para tentar me inserir no mercado de trabalho, por isso agarrei esta ideia com unhas e dentes, pois uma oportunidade como esta, onde além da capacitação, teremos orientações de como abrir o próprio negócio e uma linha de crédito é algo imperdível”, diz, parabenizando o poder municipal pela iniciativa.
O presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, conta que este foi um momento muito importante para os alunos, pois foi dada a largada para que realizem seus sonhos e consigam uma renda própria para que possam sustentar suas famílias. “Temos, em nosso time, uma equipe preparada, que trabalha diuturnamente, e por isso a cada dia que passa, a FWF tem sido bastante procurada por centenas de pessoas que desejam se capacitar, e isso me deixa gratificado, pois para mim melhor que dar o peixe, é dar o ensinamento para que ele consiga pescar”, comenta Scheyvan Lima, afirmando ainda que em breve a entidade estará abrindo novos cursos.
A solenidade faz parte do calendário que comemorar os 167 anos da capital, e além do prefeito e dos alunos, estiveram presentes o Presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima e a superintendente executiva Samara Pereira; a secretária executiva da SEMEST, Jaqueline Melo; o presidente do Conselho deliberativo do SEBRAE, Freitas Neto, além do diretor superintendente José Lacerda e do diretor técnico Delano Rocha. Para acompanhar a oferta de novos cursos oferecidos pela Fundação Wall Ferraz, basta que o interessado acesse o site fwf.pmt.pi.gov.br ou as redes sociais da instituição.