Piauí registra 25 municípios com casos suspeitos; pacientes são monitorados

Piauí registrou nesta quinta-feira (19) os três primeiros casos confirmados de infecção por Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), até o momento, 25 municípios investigam casos tidos como suspeitos.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), Herlon Guimarães, informou que os pacientes e as pessoas com as quais eles entraram em contato foram mapeados e orientados ao recolhimento domiciliar.

“Quando há suspeição de casos, essas pessoas já são monitoradas. Existe todo um protocolo que tem que ser seguido. Essa pessoa passa por uma entrevista e nessa entrevista nós começamos a montar toda a história epidemiológica e essa história passa para que nós possamos conhecer o que aconteceu com a pessoa que chegou até essa suspeição” , informou Guimarães

O superintendente de Atenção Integral à Saúde também reforça para o recolhimento domiciliar agora com a confirmação no Piauí.“Estamos confirmando a presença do vírus já no nosso estado. E as pessoas têm que manter a calma. Esse é o momento de praticarmos a informação recebida. Esse é o momento de praticarmos o isolamento social. Quem pode ficar em casa, deve ficar em casa. Lembrando que isso não é um treinamento, é uma vida real”, alertou.

Foram realizados 16 testes para coronavírus no Piauí, três deles com confirmação. A Sesapi não informou quantos exames devem ter resultado nesta sexta-feira (20).

O público-alvo do teste será apenas para quem está internado em estado grave ou para pessoas com suspeita que tenham tido contato próximo com pacientes testados positivo. “Porque a nível nacional não há exames suficientes para toda a população”, explicou Herlon.

Cidades:

Água Branca ,Altos, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Boa Hora, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Cocal, Corrente, Esperantina, Floriano, Francisco Santos, Ipiranga, Jaicós, Lagoa do Piaui, Oeiras, Parnaíba,Picos, Piripiri, Redenção do Gurgueia, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes,Teresina.

Por: Valmir Macêdo
Fonte> Cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui