Em novembro de 2018, a comunidade do bairro Água Mineral foi beneficiada com 30 vagas para o curso profissionalizante de Agente de Portaria. O curso realizado pela Fundação Wall Ferraz através do Orçamento Popular de Teresina, aconteceu na sede da Associação Comunitária de moradores do bairro e foi concluído nesta semana.
Durante o curso de 80 horas/aulas, os alunos puderam conferir que a rotina de um Agente de Portaria vai além do monitoramento e controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos e sistemas eletrônicos de segurança.
Para quem busca destaque na área, o instrutor Evandro Dórea recomenda que o profissional faça cursos voltados para proteção, identificação de indivíduos suspeitos e técnicas de abordagem. “Um bom Agente de Portaria deve ser atencioso, responsável, pontual e ter um bom relacionamento humano. Lidar com pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais é uma função diária desse profissional. Portanto, ele terá que saber se relacionar bem com todas elas”, pontua o instrutor da Fundação Wall Ferraz.
“O objetivo da Fundação Wall Ferraz é oportunizar melhoria de vida para os teresinenses através da qualificação profissional. Com recursos do Orçamento Popular podemos fortalecer ainda mais as políticas de qualificação do município e levar cursos sugeridos pela própria comunidade, promovendo qualificação e reforçando o nosso compromisso com os teresinenses”, afirma a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.
No ano passado, a Fundação Wall Ferraz qualificou mais de 200 pessoas através do Orçamento Popular de Teresina nos cursos de Agente de Portaria, Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure, Vendedor, Espanhol, Doces e Trufas e Arte e Decoração com Balões.
O Orçamento Popular é um mecanismo implantado pela Prefeitura de Teresina para garantir participação popular na resolução das demandas das comunidades. É instrumento que permite que a comunidade participe de forma ativa e democrática da gestão pública, aproximando gestores e população, que indica, através das entidades comunitárias, quais obras e serviços são mais necessários e urgentes em suas regiões.
Todos os cursos ofertados pela Fundação Wall Ferraz são gratuitos e garantem capacitação de qualidade aos teresinenses, principalmente jovens e adultos de baixa renda, fomentando a inclusão socioprodutiva’, geração de renda e melhoria de qualidade de vida.
Os cursos profissionalizantes são realizados nas sedes das entidades parceiras e nos 12 Centros de Capacitação Profissional localizados nos bairros Parque Alvorada, Parque Brasil, Poty Velho, Itaperu, Leonel Brizola, Matadouro, Redenção, Cerâmica Cil, Vermelha, Piçarreira, Satélite e Dirceu.