Prefeitura de Teresina realiza certificação de alunos concludentes de cursos profissionalizantes

Na próxima quarta-feira (30), os alunos participantes dos programas QualificaTur e Profissionalizar Mulher vão receber certificado de conclusão dos cursos realizados no segundo semestre do ano passado. Juntos, os projetos ofertaram aos teresinenses 225 vagas em 9 cursos profissionalizantes. A solenidade de certificação vai acontecer no auditório da Ação Social Arquidiocesana (ASA), às 16h e contará com a presença do Prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Desenvolvido desde 2014 em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), o projeto QualificaTur já ofertou mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes entre eles, Recepcionista o Serviço de Hospedagem, Garçom, Culinária Local e Relações Interpessoais. Em 2018 foram cem vagas nos cursos de Condutor de Turismo Local, Camareira, Doces e Trufas com Identidade Regional e Organizador de Eventos. Com os cursos ofertados gratuitamente, a cidade passa a dispor de contingente de profissionais preparados para trabalhar no segmento turístico.

O QualificaTur proporciona que os alunos dos quatro cursos profissionalizantes tenham um novo olhar sobre a cidade de Teresina.

Raimundo Almeida, aluno do QualificaTur, ressaltou sua satisfação em participar de um curso gratuito e com tanta qualidade. “Eu gostei muito do curso e pretendo continuar na área. Achei louvável a iniciativa de termos feito visitas em vários pontos turísticos da cidade. Foi muito importante para que pudéssemos conhecer o local em que vamos prestar nossos serviços. O curso surpreendeu muito, tanto pela qualidade como pelo empenho dos instrutores,” disse.

O Profissionalizar Mulher, realizado desde 2013 em parceria com a SMPM, oferece para as mulheres teresinenses oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Com os cursos gratuitos de profissionalização as mulheres beneficiadas tem a chance de aprender uma profissão, se inserir no mercado de trabalho formal ou desenvolver atividades autônomas que favorecem o empreendedorismo e autonomia financeira.

Os cursos ofertados foram de Salgadeira, Corte de Cabelo e escova, Manicure e Pedicure, Eletricista Predial e Marketing em Mídias Sociais. Um dos diferencias da última etapa do projeto foi a oferta de 25% das vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas pela Rede de Enfrentamento à Violência em Teresina.

“Os cursos de profissionalização realizados gratuitamente pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Wall Ferraz, possibilitam a muitos trabalhadores descobrirem potencialidades, desenvolverem habilidades seja através de atividades autônomas e empreendedoras ou mesmo através da colocação no mercado de trabalho formal. Desta forma, cada vez mais a Fundação Wall Ferraz coloca em evidência a importância de oferecer oportunidade para que as pessoas melhorem suas condições de vida”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Todos os cursos ofertados pela Fundação Wall Ferraz são gratuitos e garantem capacitação de qualidade aos teresinenses, principalmente jovens e adultos de baixa renda, fomentando a inclusão socioprodutiva, geração de renda e melhoria de qualidade de vida.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui