O município de Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km ao Sul de Teresina, está entre os 20 do país que mais registraram focos de incêndio entre os dias 27 e 28 de setembro. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o levantamento, a região registrou 23 (1,4%) focos nas últimas 24 horas, ocupando o 18º lugar no Brasil. Lidera a lista a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com 599 focos, o que representa 35,6% do total.
Gráficos: Inpe
Em todo o país, o Piauí é o 9º em focos de incêndio com 210 registros. Baixa Grande do Ribeiro lidera o ranking, seguido de Uruçuí (16 focos), Ribeira do Piauí (14 focos), Corrente (13 focos), Ribeiro Gonçalves (11 focos) e Flores do Piauí (10 focos). (Veja gráfico no final da matéria)
Monsenhor Hipólito, que registrou grande incêndio no final de semana, aparece no levantamento com 3 focos no período abordado. O fogo consumiu 6 km de área rural, em linha reta. As chamas destruíram roças de cajus e apiários, um deles com 50 colmeias.
Biomas
De acordo com o Inpe, no Piauí, neste momento, as chamas atingem mais o Cerrado com 110 focos (52,4%) e Caatinga com 100 focos (47,6%).
Unidades de conservação queimando
Segundo o Inpe, no Piauí duas unidades de conservação federais registraram focos de incêndio no período: a estação ecológica de Uruçuí Una (5 focos) e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (4 focos).
Veja as cidades do Piauí com maior incidência de fogo
Por: Hérlon Moraes
Fonte: Cidadeverde.com