Moradores do Portal da Alegria receberão qualificação profissional através de projeto

Foto: Renato Bezerra

Foi lançada na noite desta segunda-feira (29), no CEU Sul, localizado no Portal da Alegria, zona Sul de Teresina, a segunda etapa do Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda. Graças a uma parceria entre Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), o projeto vai realizar a capacitação e qualificação profissional de 200 moradores do Portal da Alegria VI-A.

“Essa parceria tem o objetivo de fazer com que os homens e mulheres tenham, através da qualificação, uma maior inserção no mercado de trabalho. A crise econômica do país deixou mais de 13 milhões de pessoas sem emprego. O grande desafio do Brasil hoje é que tenha emprego para a população. Temos que fazer a nossa parte e essa parceria busca justamente isso: dar oportunidade respeitando as pessoas, respeitando as famílias. O curso de qualificação mostra o respeito, diálogo e autoestima que queremos das aos nossos moradores, dando oportunidade para que eles possam crescer”, disse o prefeito Firmino Filho durante a solenidade.

A oferta dos cursos profissionalizantes visa a geração de trabalho e renda para beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por uma empresa especializada. São eles: Operador de Microcomputador; Agente de Portaria; Vendas; Biscoito Artesanal; Doces Finos; Depilação; Manicure e Pedicure; Salgadeiro (a) e Decoração com Balões. Os cursos começam nesta terça-feira (30) e serão realizados nos CEU Sul.

“Esse espaço tem vida, tem atividades é é ocupado pela população. Temos confiança no trabalho que realizamos através de uma equipe engajada e que traz resultados positivos. Quando realizamos esse projeto estamos acreditando no potencial de cada um dos participantes. A garra da nossa gente aliada ao conhecimento trazido pelos instrutores fará a diferença para os moradores da região. Além das aulas, serão realizadas conversa sobre enfrentamento de gênero e feiras de empreendedorismo e profissões”, afirmou a superintendente executiva da FWF, Samara Pereira.

Durante todas as atividades, as famílias serão assistidas pelo apoio de recreadores infantis, para acompanhamento das crianças, de modo a facilitar que seus responsáveis realizem tranquilamente as atividades de qualificação.

Ao final dos cursos, os atendidos pelo projeto poderão participar do Workshop de Qualificação Profissional do Balcão do Trablhador onde terão a oportunidade de se prepararem para os processos de seleção na busca do emprego e inserção no mercado de trabalho e também será realizada uma feira para que os concludentes dos cursos possam mostrar suas novas formas de geração de renda.

O presidente da FWF, Scheyvan Lima, falou da importância de executar ações dentro das comunidades. “A relação de ente público e comunidade é essencial. Além da capacitação, que é importante para a renda familiar, é nesse tipo de relação que a comunidade diz o que quer. É a hora que temos para participar da gestão. Quando se faz um curso profissionalizante você tem novas perspectivas, aumenta a esperança e a autoestima, além de contribuir com a comunidade”.

“Os moradores vão ter a qualificação profissional, com certeza eles vão se dedicar e ter uma fonte de renda. A maioria das famílias que serão atendidas pelo Projeto não tem renda fixa em com essa oportunidade, vão melhorar a qualidade de vida e manter suas necessidades diárias”, comemorou a coordenadora do Ceu Sul, Joana Ferreira.

O Projeto é executado através de recursos oriundos do “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, gerenciados pela Caixa Econômica e em 2018, foi realizado junto aos moradores do Portal da Alegria VI-B e teve resultados expressivos, contribuindo para a geração de emprego e renda dos contemplados, onde alguns passaram a atuar de maneira autônoma ou conseguiram conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho formal.

 

Por Ascom PMT

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui