Mais de 138 mil estudantes participam da 2ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí

Os estudantes da rede estadual, com as melhores notas no TME², serão premiados e convidados a participarem de uma imersão em Matemática.

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram da aplicação das provas da 2ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), nesta segunda-feira (6). Nessa primeira fase do Torneio, a prova foi aplicada para 138.608 estudantes, nas 642 escolas da rede estadual e ocorreu em alusão à data em que se comemora o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que a segunda edição do TME² visa fortalecer o desempenho dos estudantes da rede na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)).

“Desde o ano passado, quando criamos o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), uma ação dentro do programa Seduc Olímpica, nossa meta era expandir o leque de oportunidades para que os estudantes testem e ampliem seus conhecimentos. Acreditamos na realização de provas que testam conhecimentos que vão bem além da sala de aula, de modo que os estudantes que participam dessas competições possam abrir espaço para agregar uma gama bem maior de conteúdos e vivências, que vão além do estudo para o vestibular”, destaca o secretário.

A aplicação da prova da Primeira Fase teve duração de duas horas e ocorreu em 224 municípios. No TME² são aplicadas, na primeira fase, provas objetivas, e na segunda Fase, provas subjetivas, para estudantes da rede estadual da 1ª, 2ª e 3ª séries no ensino Médio em todo o território piauiense.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pe. Joaquim Nonato, a estudante da 1ª série do ensino Médio, Maria Eduarda Teixeira, saiu confiante da aplicação da prova. “Desde pequena sou muito interessada por matemática e acredito que fiz uma boa prova. Na escola eles sempre nos apoiam nas olimpíadas e ter a possibilidade de uma bolsa de estudo, como resultado do torneio é um incentivo a mais”, disse.

Outro estudante do Ceti Pe. Joaquim Nonato que fez a prova do TME² foi o jovem Bruno Micael, que ressalta a prova como uma etapa para as próximas olimpíadas do conhecimento.

“Participar desta prova é fundamental como uma etapa de preparação para Obmep, Olimpíada de Matemática Canguru e outros torneios. Uma das vantagens do TME², além das medalhas, é poder receber uma bolsa que auxilia nos estudos, como a compra de material ou mesmo auxiliar em casa”, exemplifica.

Incentivos

Os estudantes da rede estadual com as melhores notas serão premiados e convidados a uma imersão em Matemática, que será realizada de 19 a 23 de agosto, em Teresina, como preparação para a Obmep, durante a Jornada Especial da Matemática. Os premiados com medalhas de ouro, prata e bronze receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Jr., ao longo de seis meses, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

“Estudantes com melhor desempenho na segunda fase do TME² terão a oportunidade de viajar para Teresina, conhecer diversos jovens que têm propósitos e valores semelhantes, desenvolver amizades e aumentar a própria cultura. Além disso, há todo o desenvolvimento socioemocional e possibilidade de ganhar uma bolsa de incentivo no valor de R$300,00”, explica o secretário Washington Bandeira.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui