Instituições de acolhimento a idosos recebem qualificação profissional

Visando a qualificação dos profissionais que atuam nas instituições de longa permanência, a Prefeitura de Teresina (PMT), por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), está realizando um ciclo de palestras e oficinas de artesanatos em algumas instituições da capital. Nesta primeira etapa, foram beneficiadas as instituições Flores de Maria, na zona Leste, e Manain, na zona Sul, e a meta é levar o projeto para outros locais que atuem nesta mesma área.

Nesta ação, as instituições recebem uma capacitação dirigida aos cuidadores, na qual é trabalhado o aspecto técnico do cuidado com a pessoa idosa, bem como a expectativa do direito. Já na segunda etapa, são os idosos que recebem orientações de como trabalhar com artesanato. Segundo Samara Pereira, superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, o objetivo desta ação é fortalecer a política de atenção à pessoa idosa em Teresina e surgiu após uma demanda posta pelas próprias instituições acerca da necessidade de profissionalizar os cuidadores que trabalham nos abrigos. “No ano passado realizamos o curso de cuidador de idoso, uma turma específica para essa área. E para o segundo semestre deste ano já estamos preparando um novo curso a fim de atender novas pessoas que desejam ingressar nesta área”, conta Samara Pereira.

Juntas, as instituições de longa permanência atendem 62 idosos, e os serviços são totalmente gratuitos, só que muitas pessoas que lá atuam são voluntárias, por isso a Fundação Wall Ferraz está investindo na qualificação profissional destas pessoas que já fazem um trabalho exemplar. Este serviço também está aberto para outras instituições, para solicitar, bastar que o gestor procure a sede da Fundação Wall Ferraz, que fica localizada na Rua Coelho Rodrigues, 900 (Centro/Norte).

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui