A transparência da Assembleia piauiense saltou de 47,81% em 2022 para 84,52% em 2024.
A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) divulgou, nessa quarta-feira (13), o resultado final do Radar da Transparência Pública. Em 2024, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) alcançou o índice de 84,52% de transparência – classificado como nível elevado.
Isso representa um aumento de 36,71 pontos percentuais, em relação ao ano de 2022, quando o índice de transparência da Alepi era de 47,81%. O chefe do Legislativo estadual, deputado Franzé Silva (PT), destaca as medidas adotadas por sua gestão para elevar o índice.
“Nós transformamos a transparência na Assembleia em programa de gestão, dentro da reestruturação administrativa que implementamos. O resultado da Atricon demonstra o compromisso que temos e o respeito à população, que cobra mais transparência dos poderes”, pontua.
Na transparência dos itens essenciais, a Alepi aumentou para 80,95%. “Isso significa que atendemos aos requisitos da Atricon na maior parte dos principais itens exigidos para melhorar a transparência, como receita e despesa pública”, observa Franzé Silva.