O Piauí alcançou em 2024, pela 7ª vez consecutiva, 100% de adesão à Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), reuniu representantes de hospitais públicos e privados com leitos de UTI e serviços de hemodiálise do Piauí para fazer a entrega dos certificados referentes aos resultados alcançados na avaliação.
Dentre os hospitais públicos do estado, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) se destacaram por atenderem a 100% dos critérios definidos na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2023.
O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM) e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), de Parnaíba, assim como o serviço de diálise da Clínica Nefrológica do HGV apresentaram alta conformidade, segundo a avaliação da Anvisa.
“É um resultado que nos deixa bastante felizes, pois acreditamos que a partir dessas práticas, a gente consegue levar um serviço de maior qualidade para os nossos usuários”, comemorou a superintendente de atenção primária à saúde e municípios (SUPAT), Leila Santos.
O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que acontece no próximo dia 17 de setembro, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Na ocasião, a assessora técnica do CONASS, Carla Ulhôa, esteve presente e apresentou o papel do CONASS para o SUS e aos Estados, destacando as principais estratégias da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente – CTQCSP, além de abordar sobre o tema em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente para o ano de 2024 estabelecido pela OMS, “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”.
“É muito importante o envolvimento da alta gestão para mudar a cultura de segurança nos serviços de saúde, assim como a maior participação dos pacientes e familiares. Os avanços que o estado de Piauí tem alcançado em relação ao país é, de fato, incentivador e motivador e isso se deve em boa parte ao apoio da gestão. O Cuidado se não for seguro, ele não é cuidado”, destacou Ulhôa.
Ainda na reunião, a gerente de controle de estabelecimentos de saúde da Vigilância Sanitária do Estado, Romênia Noleto, apresentou sobre o contexto das ações de prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e a segurança do paciente no Piauí.
Também foram certificados os hospitais estaduais por aderirem à Avaliação Nacional das práticas de Segurança do Paciente – Hospital Regional Chagas Rodrigues, Hospital Regional Deolindo Couto, Hospital Regional Justino Luz, Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Hospital Regional Tibério Nunes e Maternidade Dona Evangelina Rosa.
“Nosso agradecimento a todos os hospitais com leitos de UTI do Piauí e serviços de diálise que participaram da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. Isso reforça o compromisso dos nossos serviços em buscar a melhoria da assistência prestada e proporcionar maior qualidade e segurança aos seus usuários”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.
Fonte: Ascom Sesapi