Gestores reconhecem que Caravana Federativa aproxima Estado e prefeituras das ações do governo federal

Durante a ação itinerante, gestores municipais e estaduais podem apresentar solicitações a 43 órgãos federais.

Diversos gestores municipais e do Estado participaram do primeiro dia da Caravana Federativa, que levou, nessa quinta-feira (20), atendimentos de órgãos federais ao Centro de Convenções de Teresina. Foram 43 órgãos, entre ministérios, autarquias, bancos e empresas privadas, recebendo solicitações para a resolução de questões.

O prefeito de Monte Alegre do Piauí, Dijalma Mascarenhas, reconhece a importância dessa caravana, que possibilita a aproximação do governo federal com as prefeituras. “É importante que a gente possa vir aqui e ter acesso a todos os ministérios, principalmente Monte Alegre, que está a 800 km da capital. Para nós é muito importante buscar conhecimento e interagir com os representantes da esfera federal”, apontou o gestor.

O secretário do Meio Ambiente de Conceição do Canindé, Valci Pereira, esteve no estande do Ministério do Meio Ambiente para buscar soluções para seu município. Ele aponta que foi possível conversar com representantes de diversas instituições. “Pude resolver tudo aqui, está tudo um do lado do outro. Já fui no estande do Banco do Brasil, da Receita Federal e agora estou aqui no Ministério do Meio Ambiente. Isso para a gente é inovador e é muito importante”, declarou o gestor.

Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), convida os demais gestores e prefeitos a participarem da caravana para terem acesso aos programas federais. “A iniciativa é muito positiva, visto que é dificultoso toda vez ir a Brasília para destravar algum convênio que, por alguma pendência ou outra, está parado nos ministérios. Mas hoje, Brasília está aqui. Eu faço um convite a todos os gestores municipais e prefeitos que possam também estar vindo tirar suas dúvidas e ver de que forma essas ações possam chegar lá nos seus municípios”, apontou o gestor.

Vindo de São João do Piauí, município a 500 km de Teresina, o prefeito Ednei Amorim, destaca a importância da aproximação das esferas governamentais. ”É muito importante essa integração, essa aproximação, para os municípios, principalmente para os mais distantes. Aqui, o gestor pode vir e encontra todo o governo federal instalado para nos atender”, finalizou o gestor.

A Caravana Federativa é realizada pelo governo federal, em parceria com o Governo do Estado e Associação Piauiense dos Municípios (APPM). Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além do apoio do Sebrae e Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Palestras

Durante todo o dia foram realizadas palestras gratuitas e abertas ao público com temas diversos, tais como “Conheça as soluções do maior banco de desenvolvimento da região Nordeste”; “A Caixa e a Simplificação do Processo OGU-Orçamento Geral da União”; “Soluções de Crédito BB – Eficiência e Sustentabilidade para o Setor Público”.

Gestão do lixo gerado durante o evento

A caravana contou com um plano de gestão para destinar corretamente todo o lixo produzido pelos visitantes. Uma central de triagem, administrada pela Ninho do Verde, foi montada para separar orgânicos de recicláveis. Ao final do evento, todo o lixo será destinado para cooperativas de reciclagem.

Arrecadação para o Rio Grande do Sul

O evento contou ainda com um posto de atendimento para recolhimento de doações, roupas e alimentos, a serem destinados para as vítimas dos desastres que aconteceram no Rio Grande do Sul.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui