A presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, participou nesta quarta-feira (10), de uma atividade com as famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos realizado pelo Centro de Reintegração e Incentivo à Adoção – CRIA. Na oportunidade a gestora abordou o tema “Empreendedorismo Popular”, com o objetivo de apresentar a essas famílias alternativas de geração de renda que viabilizem a inclusão socioprodutiva.
A fala da gestora trouxe relatos de casos de Empreendedorismo Popular entre alunos egressos de cursos da Fundação Wall Ferraz, que iniciaram seu negócio após a qualificação profissional realizada através da oportunidade proporcionada pela Prefeitura de Teresina. “Muitos de nossos egressos já conseguiram montar seu próprio negócio. São salões de beleza, lanchonetes, produção de bolos para eventos. Durante os cursos que tem potencial para o trabalho autônomo ou iniciativa empreendedora, os instrutores da FWF sempre estimulam os alunos e passam as informações necessárias para o início do pequeno empreendimento”, completa Samara Pereira.
A exposição do tema foi marcada pela participação das famílias que tiraram dúvidas sobre os cursos ofertados pela PMT com potencial para empreendedorismo, também sobre as possibilidades de financiamento de pequenos negócios ofertadas pelo município. Na fala da gestora foi destacado também que o empreendedorismo muitas vezes nasce de uma necessidade, mas inclui outros elementos fundamentais para que o negócio tenha chances reais de dar certo, dentre elas: a identificação de uma oportunidade de negócio, a vontade e autoconfiança de quem vai empreender, a realização de um planejamento operacional e financeiro, o estabelecimento de um bom diálogo e canais de comunicação com os potenciais consumidores; e a realização de um trabalho com zelo e dedicação.
Ao final da exposição do tema os presentes demonstraram interesse em participar de cursos ofertados pela FWF, inclusive para a atualização profissional, pois em algumas situações a palestra despertou esse interesse.
O CRIA é uma organização que tem como missão garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes institucionalizados, e que visa Reconhecimento do acolhimento familiar como melhor medida de proteção às crianças e adolescentes afastados de suas famílias por violação de direitos.