Durante todo o dia de ontem (27), o Sesc Ilhotas foi palco da segunda edição da Feira de Empregos & Negócios da Fundação Wall Ferraz. Mais de duas mil pessoas que buscavam uma oportunidade de trabalho participaram de palestras, workshops e encaminhamentos para processos seletivos. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 300 oportunidades de emprego. Dessas, 250 foram articuladas pelo Balcão do Trabalhador e mais 50 vagas através do Sistema Nacional de Emprego. As vagas mais disputadas pelos trabalhadores foram para Assistente Administrativo, Armazenista, Operador de Caixa, Recepcionista e Vendedor.
O Prefeito de Teresina, Firmino Filho participou da abertura do evento e ressaltou a importância de ações que visam geração de emprego e renda para a capital: “Este é um evento que reforça a parceria entre a iniciativa pública e privada, visando o desenvolvimento econômico e social da capital. ”
“A feira representa um momento de fortalecimento do mercado de trabalho na capital e se insere nas políticas públicas desenvolvidas pelo municio de Teresina na geração de trabalho e renda. Na primeira edição da feira realizada no fim do ano passado, nós tivemos cerca de mil trabalhadores participando. Este ano nós conseguimos dobrar esse número e realizar mais de dois mil atendimentos. Desta forma, a nossa Feira se consolida como a primeira grande feira de emprego de Teresina”, afirma a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.
Cerca de 800 trabalhadores tiveram ainda a oportunidade de participar de dez workshops de orientação profissional que foram realizados por especialistas na área de desenvolvimento de pessoas. Os temas abordados foram centrados na preparação do trabalhador para a conquista de oportunidades no mercado de trabalho, desenvolvimento de carreira, marketing pessoal, mídias sociais no mundo do trabalho e inteligência emocional.
“Eu estou em busca do meu primeiro emprego e fiquei sabendo da Feira da Fundação Wall Ferraz através das redes sociais. Este evento veio na hora certa e é uma grande ação pois oportuniza que dezenas de teresinense consigam sua colocação no mercado de trabalho”, pontua o estudante de 18 anos, Ricardo Sena.
Barbara Martins, representante de um grupo empresarial da cidade, reforça a importância de eventos que reúnem em um mesmo espaço pessoas e empresas com interesses diversos: “Oportunidades como essa oferecida pela Fundação Wall Ferraz possibilita que dezenas de pessoas que buscam seu emprego tenham mais chances de garantir sua vaga no mercado de trabalho. Da esmam forma, as empresas também são beneficiadas com a pluralidade de trabalhadores interessados nas vagas disponíveis ”
Pessoas com deficiência, em tratamento de dependência química, em situação de rua, mulheres em situação de vulnerabilidade e outros grupos e públicos beneficiados com o projeto Profissionalizar para Inserir realizaram exposição e comercialização de produtos confeccionados durante os cursos profissionalizantes.
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) esteve presente no evento disponibilizando o serviço de emissão da Carteira de Trabalho. Outra parceria importante foi com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que através do Banco Popular de Teresina, ofereceu linhas de crédito para os alunos egressos da Fundação Wall Ferraz que sonham em montar o próprio negócio.