Os alunos que obtiverem as 120 melhores notas vão para a segunda fase da Olimpíada, programada para 13 e 16 de agosto.
6 de agosto, em Teresina
A aplicação das provas da primeira fase ocorreu nas escolas da rede estadual e a competição tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos e professores nas quatro habilidades em língua inglesa: compreensão auditiva, leitura, escrita e expressão oral.
Para Mário de Jesus, estudante do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professor José Amável, localizado em Teresina, a Seduc LEM é uma ação importante para gerar mais oportunidade de conhecimento. “Eu tenho apego e facilidade em aprender inglês e a Olimpíada está me dando mais oportunidades de conhecimento na língua inglesa e poder melhorar a comunicação”, completa o aluno.
O jovem demonstrou ansiedade para saber o resultado da prova, composta por 20 questões de diferentes níveis de dificuldade. “Eu sou fera no inglês, é a disciplina que eu mais gosto e estou bem ansioso para poder saber meu resultado, saber se eu passei para a segunda fase”, fala Mário.
Josué Elias, aluno do 1º ano, do Ceti José Amável, disse que a prova foi bem elaborada e desafiadora. “Essa prova trabalhou muito com meus sentidos cognitivos na área do inglês. A prova foi bem elaborada com questões que me fizeram pensar bastante”, disse o jovem com empolgação.
Durante a imersão da segunda fase da Seduc LEM, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e habilidades em inglês, contando com suporte completo de transporte, recepção, hospedagem e alimentação.
Além dos estudantes, todos os professores de Língua Inglesa da rede estadual também estão participando da Olimpíada.
Serão selecionados 63 professores para a segunda etapa, sendo 42 deles por meio de um exame diagnóstico e 21 convidados para acompanhar os alunos classificados. Essa inclusão dos docentes visa fortalecer a formação contínua e o desenvolvimento profissional, garantindo um impacto positivo e duradouro no ensino de inglês nas escolas estaduais.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que a Seduc LEM vai fortalecer o ensino e a aprendizagem da língua inglesa entre os estudantes e professores. “O inglês é uma ferramenta de conexão global e a Seduc LEM é um projeto que fortalece o ensino da língua inglesa nas escolas, capacitando nossos alunos e melhorando o desempenho deles em exames, como o Enem”, afirmou o gestor.