estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental sobre a prevenção e combate à pediculose, conhecido popularmente como piolho. A ação faz parte do projeto desenvolvido pela unidade de ensino intitulado “Xô Piolho”, que busca conscientizar os pais e crianças sobre os cuidados para evitar a pediculose.
A diretora da escola, professora Gildeane Borges, explica que a iniciativa foi realizada junto a coordenação do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “A roda de conversa foi idealizada a partir da necessidade de dialogar com a comunidade escolar sobre a pediculose. Estamos sempre em contato com os pais, promovendo palestras educativas e conscientizadoras sobre o tema”, esclarece.
Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam de sangue e provocam infestação nos cabelos. A transmissão ocorre através do contato direto com chapéus, escovas de cabelo, bonés ou roupas de pessoas contaminadas. Os sintomas da pediculose são coceira intensa no couro cabeludo e a presença do parasita e das lêndeas, que são os ovos colocados pelos piolhos nos cabelos. O tratamento da pediculose é a remoção total dos insetos manualmente ou por pente fino, bem como a lavagem dos cabelos com shampoos e a aplicação de loções específicas para a pediculose.
“Foram abordados na roda de conversa temas relacionados com a pediculose, como a transmissão, sintomas, métodos de prevenção, assim como o tratamento e a importância da higiene pessoal e do ambiente. A iniciativa teve o respaldo muito positivo dos participantes”, finaliza a gestora da escola.