A Equipe 6 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi promove a partir de amanhã (05) um curso de primeiros socorros voltado para a comunidade da Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho. A ação tem por objetivo preparar alunos, professores e pais para prestar atendimento às pessoas feridas ou em situações de risco de vida.
O Curso é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Ele será ministrado durante três sextas-feiras (05, 12 e 19 de abril), nos turnos manhã e tarde, na própria escola. Foram ofertadas 30 vagas, sendo 10 para alunos do 9º ano, 10 para pais e 10 para professores.
Primeiros socorros são definidos como os atendimentos fornecidos à pessoa ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo. É o tratamento aplicado de imediato ao acidentado ou portador de mal súbito, antes da chegada da equipe de saúde. “A formação visa levar conscientização e informação, fortalecendo o vínculo de contato tanto dos pais e responsáveis com profissionais da saúde como com o ambiente escolar”, comenta a enfermeira Lívia Mello, da equipe 6 da UBS Santa Maria da Codipi.
As aulas vão abordar temas como sinais vitais, afogamento, bandagem, choque elétrico, coma diabético e hipoglicemia, crise hipertensiva, convulsões, corpos estranhos, asfixia, desmaio, hemorragia, intoxicação, envenenamento, mordidas e picadas de animais, queimaduras, noções sobre parto de urgência, acidente vascular cerebral (AVC), parada cardiorrespiratória e o suporte básico de vida, acidente automobilístico, ferimentos, trauma de ossos e articulações, entorse, fraturas, luxações, amputações e curativos.