A morte da empresária e digital influencer Kerollayne Oliveira, após uma descarga elétrica no último sábado, reacendeu o alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo energia elétrica em ambientes residenciais e comerciais. Para diminuir os riscos, cuidados precisam ser adotados, mesmo durante atividades consideradas simples, mas que escondem riscos.
A engenheira eletricista Antonyele Sousa alerta que ao realizar a limpeza de espaços, com utilização de água, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos eletrônicos e tudo que possa conduzir energia elétrica.
“O que a gente prega muito com relação a serviços com eletricidade é que o primeiro passo é a desergenziação. O segundo passo é constatar a ausência de tensão. Em alguns segundos, é possível evitar que alguns acidentes possam acontecer. Esses simples passos, de desligar o disjuntor, desligar uma lâmpada, tirar um equipamento da tomada, evitam acidentes”, alerta.
A engenheira ainda destaca que em muitos casos de acidentes, o excesso de confiança acaba potencializando os riscos. “Às vezes a gente tem aquele pensamento: ‘isso nunca vai acontecer comigo, já estou acostumado a fazer isso’. Esse excesso de confiança acaba trazendo mais riscos”, explicou.
A profissional também alerta que existe uma norma reguladora que orienta todos os trabalhos de profissionais que lidam diretamente com energia elétrica. A chamada NR-10 detalha todos os cuidados que devem ser adotados por pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com energia elétrica.
Por: Natanael Souza
Fonte: Cidade Verde