Iniciou na manhã desta quarta-feira (03) e prossegue até amanhã (04), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), localizado na zona norte de Teresina, o Encontro Formativo de Pedagogas(os) de Tempo Integral, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que tem como tema “A importância do olhar pedagógico na rotina de tempo integral: o olhar que faz a diferença”. O encontro tem o objetivo de proporcionar aos pedagogos uma formação voltada para a prática pedagógica, considerando as diferenças do processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do saber.
No primeiro dia da ação, o público-alvo foram os pedagogos da Educação Infantil, no segundo dia serão os pedagogos que atuam no Ensino Fundamental das escolas municipais em tempo integral. No primeiro dia teve roda de conversa com relatos de experiências exitosas, com a mestra em educação e pedagoga da Rede Semec, Michelle Morgana, e no segundo dia haverá a participação da especialista em psicopedagogia e pedagoga, Jaciara de Oliveira, que também irá levar seu relato de experiência para as participantes da ação.
A coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, Regina Amorim, explica que o encontro visa estreitar a relação entre os pedagogos que atuam nas unidades de ensino de tempo integral e a Semec. “Queremos fazer um encontro semestral, ouvindo as realidades e as experiências dos profissionais, além de proporcionarmos reflexões sobre as práticas pedagógicas”.
A professora e pedagoga Zélia Costa, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) André Diuare, localizado na zona Sul da capital, participou do encontro e ressaltou a importância de momentos como esse para os pedagogos. “Esse encontro é primordial para nós coordenadores pedagógicos, pois o evento nos proporciona um momento de reflexão sobre o nosso olhar pedagógico na rotina dos CMEIs de tempo integral”, afirmou.