A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta quarta-feira (22), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, o 3º Encontro Formativo de Pedagogos da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O tema abordado foi “Comunicação Não Violenta: Empatia e cooperação para resolução de conflitos escolares.”
A formação teve como objetivo promover um diálogo com os pedagogos sobre a comunicação não violenta, ampliando habilidades de comunicação, favorecendo relacionamentos harmônicos no ambiente de trabalho, entre a equipe e os estudantes atendidos, para uma atuação empática e resolutiva.
O encontro contou com a palestra da Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas (Nupar) do Ministério Público do Piauí (MPPI), Dra. Cynara Barbosa. A capacitação foi mediada pela servidora do Nupar, Michele Rodrigues, que também é mediadora/conciliadora judicial e extrajudicial e facilitadora em Círculos de Paz do MPPI.
“Recebi com muito carinho o convite da Semec para conversar com os pedagogos sobre a comunicação não violenta para a resolução de conflitos escolares. A intenção é que estes profissionais se tornem multiplicadores nesse processo entre os professores e entre os docentes e as famílias”, conta a promotora Cynara Barbosa.
Os participantes foram apresentados aos quatro elementos da comunicação não-violenta de Marshall Rosenberg: a observação, o sentimento, a necessidade e o pedido. “A prática pedagógica no âmbito escolar requer planejamento, metodologia, disciplina e avaliação e encontros formativos como este contribuem neste processo”, enfatiza a pedagoga da Semec, Marandreia Sousa.