Dentro da programação alusiva ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta-feira (30), acontecerá das 8 às 12 h, no SINE, no centro de Teresina, uma manhã de atividades voltadas para geração de empregos para pessoas trans. O evento, realizado pela Gerência de enfrentamento a LGBTfobia, tem como objetivo gerar oportunidade igualitária para a população travesti e transexual.
Durante a programação ocorrerá o recebimento de currículos, expedição de carteira de trabalho, orientação sobre retificação do nome civil e benefícios previdenciários, e ainda orientações sobre cursos, workshops e cadastro no Projeto Balcão do Trabalhador, serviços realizados pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Wall Ferraz. “Vamos fazer uma ação de visibilidade. Será um ponta pé inicial para que, no futuro, possamos ter um programa continuado”, explica a gerente de enfrentamento à homofobia, Joseane Borges.
De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, essa será uma oportunidade ideal para que esse público em específico possa quebrar as barreiras que ainda existem entre eles e as contratantes de mão de obra. “Estaremos dando todo suporte para que essas pessoas possam conquistar um emprego digno”, comenta Scheyvan Lima.
A Gerência de enfrentamento a LGBTfobia é ligada a Secretaria Estadual de Assistência Social – SASC, e o evento será realizado em parceria com o Sistema Nacional de Empregos – SINE-PI. O SINE fica localizado na Rua Areolino de Abreu, 1309, bairro Centro, no antigo edifício Boulevard Center.