Nos primeiros dias do mês de fevereiro, o município de Paulistana, a 468 quilômetros de Teresina, já ultrapassou o volume previsto para o mês inteiro. Dos 113 mm previstos de chuva, a cidade já acumula nesta quarta-feira (5) 139,2 mm, mais da metade registrados em menos de 24h.
“Paulistana é a primeira cidade do Piauí a ultrapassar a média de chuva esperada para o mês de fevereiro. Uma única chuva ultrapassou o volume esperado para todo o mês. Foi um fenômeno atípico. As outras cidades ainda estão acumulando”, explicou o climatologista Werton Santos.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente também prevê chuvas de volume intenso para região Sudeste do Piauí, incluindo Paulistana
Chuva em Teresina
Em Teresina, até a última medição, foram registrados pouco mais de 20 mm de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a chuva desta quarta-feira (5) terá mais de 30 mm de volume, número considerado alto. A enxurrada alagou casas e chegou a carregar uma estrutura de metal utlizada para coletar entulhos.
Em um relatório divulgado esta semana, o Inmet prevê um volume de chuvas de até 150 mm na região da capital até o dia 10 de fevereiro.
Foto: Reprodução
Fonte: Cidadeverde.com / Valmir Macêdo