Dias após anunciar um programa de ajuste fiscal para reduzir os gastos da Prefeitura de Teresina, o prefeito Dr. Pessoa oficializou cerca de 40 exonerações de servidores comissionados no diário oficial do município publicado na noite da última segunda (14).
As saídas englobam cargos de coordenação e diretorias em diversas pastas. O decreto prevê uma redução de até 30% em cargos comissionados e temporários do executivo municipal.
A decisão da gestão municipal em cortar gastos da gestão, considera que o índice percentual de participação da folha da administração municipal direta, incluindo fundos e fundações, já se apresenta bastante elevado. A decisão revela ainda que as projeções econômicas e financeiras apontam para um cenário nacional restritivo, com ausência de crescimento, taxas de juros altas e inflação acima da meta projetada para o atual exercício.
Dentre os principais cortes, serão reduzidas a realização de eventos que envolvam a contratação de serviços de buffet, de coffee break, locação de espaço, iluminação, sonorização, equipamentos de palcos e palanques, a nomeação de novos cargos comissionados que impliquem no aumento de despesas, abertura de concurso público para o provimento de cargos efetivos e novas contratações de servidores temporários, dentre outras medidas.