EDUFPI tem sido protagonista na publicação de pesquisas de diversas áreas do conhecimento.
No Dia Mundial do Livro, 29 de abril, é oportuno refletir sobre a democratização da leitura como um pilar fundamental para o desenvolvimento social, educacional e cultural de uma sociedade. No cenário brasileiro, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) se destaca como uma importante ferramenta nesse processo, promovendo a disseminação de obras acadêmicas e literárias.
Com um compromisso firmado com a divulgação do saber produzido na Universidade e em outras instituições, a EDUFPI tem sido uma protagonista na publicação de pesquisas de diversas áreas do conhecimento. Em 2024, esse compromisso continua com o lançamento de novas obras, ampliando assim o acesso ao conhecimento.
Segundo o Diretor da EDUFPI, professor Cléber de Deus Pereira, a flexibilização e democratização ao acesso das obras publicadas teve como sua virada de chave a publicação do formato em E-book. “Tentamos que a Editora Universitária crie cada vez mais essa comunicação, criando os e-books, porque barateia o custo e torna-o gratuito”, explica.
Em média são lançados entre 100 a 120 livros, incluindo tanto obras impressas quanto digitais. Por meio de sua página oficial, os interessados podem baixar os livros de forma gratuita, o que não apenas facilita o acesso à leitura, mas também contribui para a democratização do conhecimento em um contexto de escassez de recursos.
Além dos lançamentos regulares ao longo do ano, a Edufpi participa ativamente de eventos como o Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), proporcionando momentos exclusivos de divulgação e promoção das obras publicadas. Para o ano de 2024, a editora se prepara para a divulgação de livros para a programação do Salipi com entrevistas e rodas de conversas.
A comunidade piauiense tem recebido com entusiasmo os esforços realizados pela editora, especialmente no SaLiPi. As pessoas participam ativamente e encontram os livros facilmente no site da editora, em que podem baixá-los gratuitamente. Essa acessibilidade tem sido fundamental para ampliar o acesso ao conhecimento. “Tem-se transformado em órgão divulgador e fomentador das pesquisas que são realizadas e do acesso de um modo geral à produção de conhecimento”, enfatiza o diretor.
A atuação da Edufpi vai além das fronteiras da Universidade. A editora se empenha em levar o conhecimento produzido para fora dos muros acadêmicos, alcançando a população local e os alunos de áreas mais remotas. Essa iniciativa contribui para a formação acadêmica e o desenvolvimento social e cultural do país.
A Editora permanece com os lançamentos de livros impressos, que podem ser encontrados na Livraria Monsenhor Melo, localizada no Espaço Rosas dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella. Já os E-books podem ser acessados pelo site da universidade https://ufpi.br/edufpi.