A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (17), vários requerimentos dos deputados estaduais que propõe a vacinação prioritária de categorias profissionais, solicitam reforma de escolas e estradas e também cobramn explicações da Secretaria de Estado da Saúde sobre a Covid-19 e o funcionamento dos hospitais e maternidades na capital e no interior.
Foi requerida pelos deputados Francisco Limma (PT), Francisco Costa (PT) e Franzé Silva (PT) a prioridade na aplicação de vacinas contra a Covid-19 para os trabalhadores dos setores de hotelaria e gastronomia. Os deputados João de Deus (PT) e Flora Izabel (PT) pediram vacinas para os trabalhadores dos Correios. Franzé Silva solicitou a imunização para os trabalhadores das telecomunicações.
O deputado Gustavo Neiva (PSD) pediu vacinas para os trabalhadores da indústria, inclusive da construção civil. Flora Izabel também pediu prioridade na vacinação para os instrutores e diretores de auto escolas. O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) pediu prioridade na vacinação para os metroviários. João Madison (MDB) pediu que sejam vacinados prioritariamente os trabalhadores dos postos de combustíveis.
Francisco Lima solicitou a realização de uma audiência pública no próximo dia 30 de junho com a presença dos diretores do Instituto de Terras do Piauí, para que eles apresentem o relatório das ações de regularização de terras no Estado. Franzé Silva também apresentou um requerimento pedindo que seja enviado documento ao deputado federal Átila Lira pedindo que ele faça gestões para a aprovação do projeto que permite a comercialização de medicamentos que contenham princípios ativos da cannabis sativa.
O deputado João de Deus solicitou uma audiência pública para discutir o projeto de lei que torna obrigatórias as aulas presenciais em todos os níveis, que tramita no Senado Federal. Ele acha temerário essa retomada do calendário escolar porque a Covid-19 ainda está sem controle.
A deputada Teresa Britto (PV) viu aprovada a realização de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e da Juventude, hoje (17) na Assembleia Legislativa, para discutir os altos índices de mortalidade na Maternidade Dona Evangelina Rosa. No mesmo sentido, o deputado Marden Menezes (PSDB) pediu à Secretaria de Saúde informações sobre a real situação daquela maternidade.
Teresa Britto também pediu à Fundação Municipal de Saúde a reabertura da Unidade Básica de Saúde Dr. Felipe Eulálio de Paiva, no Promorar. Ela também pediu a realização de uma sessão solene pela passagem dos 65 anos da Ação Social Arquidiocesana, com data ainda a ser confirmada.
O líder do Governo, deputado Francisco Costa (PT), pediu à Secretaria de Educação que faça a reforma da sede da Diretoria Regional de Educação de Oeiras e a reforma e a ampliação da Unidade Escolar Nogueira Tapety, naquela cidade, com a construção de uma quadra esportiva. Evaldo Gomes (Solidariedade) pediu a construção de três pontes de concreto sobre os riachos Quatis e Pedra Ferrada, em substituição às pontes de madeira existentes em Nossa Senhora dos Remédios.
O deputado Dr. Hélio (PL) pediu à Secretaria de Saúde e ao COE que seja baixada uma resolução assim que a Anvisa autorizar a vacinação de jovens a partir dos 12 anos com a vacina da Pffizer e o Estado receber os imunizantes seja dada prioridade a essas pessoas, assim como ocorre com os portadores de cormobidades.
O deputado Warton lacerda (PT) pediu ao secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, a reforma da praça localizada em frente ao Terminal Rodoviário Lucídio Portela, na avenida Getúlio Vargas. Evaldo Gomes solicitou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Nery, o empiçarramento da estrada rural na localidade Papagaio, em Nossa Senhora dos Remédios.
Flora Izabel solicitou à Secretaria de Segurança a limpeza e reforma do antigo Centro Social Urbano (CSU), onde hoje funciona a Delegacia da Mulher, que está deteriorado. O deputado B. Sá (PP) pediu explicações da Secretaria de Saúde sobre o cancelamento de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. Por fim, Gustavo Neiva pediu a recuperação do asfalto da PI 247, que liga Sebastião Leal, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, na região dos cerrados.