Deputada quer explicações sobre fechamento de campus da Uespi

O requerimento foi apresentado pela deputada Ana Paula e aprovado pelo Plenário.

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, por unanimidade, o Requerimento 150/24, da deputada Ana Paula (MDB), solicitando informações acerca do fechamento do campus de Valença da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e que sejam avaliadas possíveis medidas para sua reabertura.

A matéria contou com votos favoráveis dos 19 deputados presentes na sessão, que aprovaram o envio de expediente ao governador Rafael Tajra (PT); ao secretário estadual de Educação, Washington Bandeira; e ao reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa.

A deputada destaca o impacto negativo da medida para a região do Vale do Sambito. “Este campus desempenhava um papel crucial no desenvolvimento educacional, social e econômico da região, ao oferecer cursos de Licenciatura em Biologia, Letras/Inglês, Pedagogia, Educação Física e Geografia”, afirma.

Ana Paula ressalta os prejuízos na interrupção do processo formativo de inúmeros estudantes, assim como a perda de oportunidades de acesso à educação superior para jovens e adultos da região, que agora se vêem forçados a buscar alternativas em locais mais distantes.

“Além disso, a existência do campus Valença fomentava a geração de empregos diretos e indiretos, promovia a circulação de recursos e dinamizava a economia local. A presença da universidade na região é um fator de atração de investimentos e desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa”, argumenta.

Aprovados – O deputado Marden Menezes (Progressistas) é autor de mais duas pautas aprovadas pelo Plenário. O Requerimento 149/24 solicita o reforço do policiamento em Floriano por ocasião das atividades alusivas ao aniversário da cidade; e o Requerimento 148/24 diz respeito ao envio de Voto de Louvor a diversas autoridades pelo trabalho de segurança pública realizado durante o Festival Piripiri Humor e Arte.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui