Defesa Civil incentiva participação de gestores municipais no levantamento de dados do Indicador de Capacidade Municipal

O objetivo do levantamento é refletir a capacidade dos municípios para atuar na gestão dos riscos e desastres.

A Secretaria da Defesa Civil (Sedec) incentiva a participação de todos os gestores municipais no levantamento de dados do Indicador de Capacidade Municipal (ICM), que tem como principal objetivo refletir a capacidade dos municípios para atuar na gestão dos riscos e desastres.

Durante a realização do levantamento é obrigatório que o questionário seja respondido pela autoridade municipal ou pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil ou cargo similar para garantir a qualidade das informações do município. Ao todo, são 16 perguntas objetivas, de sim ou não, para serem respondidas, que estarão disponíveis até o dia 31 deste mês.

Este é o primeiro levantamento de uma série, que será realizado semestralmente, e que terá como objetivo atualizar e apresentar em qual categoria de gestão de riscos e desastres se encontram os municípios piauienses.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, o ICM é o indicador necessário para orientar todo o sistema de Defesa Civil em suas três escalas: no âmbito da União, do Estado e do município.

“Como nós temos a necessidade de adensar esse nível de preparo, deixando as nossas defesas profundamente articuladas, integradas e aparelhadas, o preenchimento deste formulário é essencial porque vai alimentar o sistema nacional da informação que interessa, quem nós somos, o que nós pretendemos, onde nós estamos, para que efetivamente a gente possa desenvolver projetos para sanar essas deficiências. De tal forma, a Defesa Civil apela para gestores municipais e coordenadores municipais de proteção e defesa civil que se engajem neste movimento para que a gente possa refletir de forma real as políticas públicas de proteção e defesa civil do estado do Piauí”, ressalta o gestor.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui